Ferrari 250 GT/E da polícia italiana está à venda

Ferrari 250 GTE da polícia View Gallery 11 photos

O modelo de 1962 é provavelmente o veículo policial mais valioso de sempre.

Desde sempre que a Ferrari é conhecida tanto pelos seus veículos de competição, como pelos seus modelos mais desportivos de produção. Ainda assim, a verdade é que o construtor de Maranello também possui um historial de diversos veículos mais adequados para o uso quotidiano. Talvez o primeiro exemplo disso seja o 250 GT/E 2+2, o primeiro Ferrari de produção com quatro lugares.

O exemplar que pode observar nas imagens pertenceu à polícia italiana durante 10 anos, tornando-se num dos 250 GT/E mais especiais de sempre. A sua história tem início no momento em que um dos agentes mais respeitados e bem-sucedidos de Roma, Armando Spatafora, foi questionado sobre o que necessitava para desempenhar de forma mais eficaz o seu serviço, ao que Spatafora retorquiu “o que seria melhor que um Ferrari?”. E assim foi, em 1962 o grupo das forças de segurança com sede na capital italiana adquiriu um 250 GT/E. Com o motor V12 de 3.0 litros que debitava 240 cv de potência, o Ferrari conseguia atingir uma velocidade máxima superior a 230 km/h, mais do que suficiente para perseguir qualquer “fora da lei” nos anos 1960. Como é habitual nos veículos pertencentes aos “carabinieri”, o modelo possuía uma cor preta com um interior em couro castanho.

Em 1972, o veículo mantido em perfeitas condições terminou a sua carreira e foi arrematado por Alberto Cappelli num leilão. Ao longo de 40 anos, Cappelli optou por preservar a sua incrível originalidade em vez de o converter ou restaurar, o que lhe permitiu granjear uma significativa importância histórica. Desde aí, os responsáveis pelas forças de segurança decidiram conceder uma permissão especial a este 250 GT/E com o chassis número #3999, que é o único automóvel privado com a autorização para circular em estradas públicas com uma sirene, luzes de emergência da polícia e pintura da “Squadra Volante”. Recentemente, foi submetido a uma inspeção oficial da Ferrari que atestou a sua originalidade. O modelo foi agora colocado à venda na Girardo & Co, sendo uma oportunidade verdadeiramente única de possuir um dos veículos policiais mais valiosos de sempre… O preço está disponível sob consulta.

Deixe um comentário

*