Rali de Portugal 2020 oficialmente cancelado

Rali de Portugal 2019 View Gallery 2 photos

Prova nacional é a primeira prova do calendário do WRC deste ano a ser cancelada devido ao coronavírus.

Um mês depois de anunciar o adiamento face à data original – marcada inicialmente entre 21 e 24 de maio – o ACP anunciou hoje o cancelamento oficial da edição deste ano Rali de Portugal.

Em comunicado, a entidade organizadora da prova refere que ainda encetou esforços para que a prova fosse realizada no final de outubro – o que o colocaria entre o Rali da Alemanha e da Grã-Bretanha.

“Face à impossibilidade de levar o WRC Vodafone Rally de Portugal para o terreno na data originalmente prevista, devido à situação global do novo Coronavírus (COVID-19), o Automóvel Club de Portugal envidou todos os esforços para que a mesma tivesse lugar ainda este ano, no final de outubro. Depois de avaliadas, em conjunto com os parceiros da prova, autarquias e patrocinadores, todas as condições sanitárias e de segurança que o WRC Vodafone Rally de Portugal exige, as mesmas não são compatíveis com a imprevisibilidade que vivemos, além da incerteza da abertura das fronteiras e do espaço aéreo.

Assim, o Automóvel Club de Portugal é forçado a cancelar a etapa nacional do Campeonato Mundial de Ralis da FIA 2020.

O Automóvel Club de Portugal lamenta profundamente esta decisão, mas é a única que poderia assumir de forma responsável perante os milhares de adeptos, equipas, autarquias, patrocinadores e todos os envolvidos na prova, responsável em 2019 por um impacto na economia nacional superior a 142 milhões de euros.

O Automóvel Club de Portugal solicitou já o regresso do WRC Vodafone Rally de Portugal em maio de 2021.”

A prova nacional será, portanto, a primeira do calendário do mundial de ralis (WRC) deste ano a ser anulada na íntegra devido à pandemia do coronavírus. O Rali da Sardenha (em Itália) e o Rali da Argentina também poderão sofrer do mesmo destino. Para já foram disputadas apenas três provas do mundial: Monte Carlo, Suécia e México. Este último, disputado em meados de março, terminou um dia mais cedo de modo a permitir um regresso mais seguro das equipas à Europa numa altura em que as restrições que já nessa altura já se faziam sentir devido ao Covid-19. Ainda assim, o próximo evento no calendário é o Rali do Quénia, previsto para 16-19 de julho.

Deixe um comentário

*