Este Lamborghini LM002 está melhor do que novo

Lamborghini LM002 View Gallery 10 photos

Exemplar de 1987 do “Rambo Lambo” foi sujeito a um meticuloso processo de restauro que durou 11 meses.

Muitos anos antes do Urus, o LM002 foi o primeiro SUV da Lamborghini. Produzido entre 1986 e 1993, o modelo de aspeto “durão” também conhecido pela alcunha de “Rambo Lambo” teve uma produção limitada a apenas 301 unidades. Como tal, nos dias de hoje é considerado uma raridade. O projeto inicial do LM002 tinha o intuito de replicar a fórmula do modelo militar Humvee, que se viria a tornar no modelo de estrada Hummer H1. Dado que a Lamborghini não conseguiu chegar a acordo com o exército norte-americano, mudou o foco para um SUV “civil” de alta performance.

Os britânicos da Bell Sport & Classic apresentaram agora um exemplar, o #40, produzido em 1987, totalmente restaurado. Segundo os autores do processo, após 11 meses de trabalho, este exemplar ficou melhor do que quando saiu da fábrica. Esta unidade foi comprada pelo atual dono em 2003, tendo circulado regularmente até ser arrumado na garagem até 2009. Na altura em que foi entregue para ser restaurado, o SUV estava parcialmente desmontado para uma primeira tentativa de recuperação. O motor, por exemplo, ainda estava no seu devido lugar, mas a maioria dos outros componentes já tinham sido removidos. O propulsor estava em bom estado, tendo apenas 22 mil km percorridos. Este LM002 conta debaixo do capot com o motor V12 5.2 naturalmente aspirado emprestado do Countach, a debitar 450 cv, associado a uma caixa manual de cinco velocidades, o que lhe permite atingir uma velocidade máxima de 200 km/h. Este autêntico tanque também possui elevadas capacidades fora do asfalto, conseguindo lidar com gradientes de 120%, de acordo com a marca italiana.

Algumas peças já não estavam disponíveis em stock, como tal foi necessário produzir algumas delas, nomeadamente uma nova bomba de água. Já os dentes da caixa de redutoras encontravam-se desgastados e tiveram de ser limados. A suspensão dianteira do LM002 tem uma configuração invulgar, com duas molas enroladas em direções opostas, o que obrigou a recorrer a equipamento especial para desmontá-la. O escape “aftermarket” que estava colocado foi substituído por um original. Já o interior de fábrica em couro Light Grey foi limpo e restaurado. No exterior foi pintado na mesma cor Blu Acupulco Metallizato do modelo original.

Deixe uma resposta

*