Ford GT Roadster Prototype de 1965 vai a leilão

Ford GT Roadster Prototype View Gallery 18 photos

Este foi o único exemplar do modelo que participou nas icónicas 24 Horas de Le Mans.

A história de como foi desenvolvido o Ford GT40 é, sem dúvida, um dos acontecimentos mais documentados da indústria automóvel. Um exemplo disso é o filme “Le Mans ’66”, lançado no ano passado, que reacendeu o interesse pelos modelos que protagonizaram esses eventos. Eis que agora, talvez derivado do crescente interesse, a Mecum Auctions anuncia que irá leiloar “o” Ford GT Roadster Prototype.

Com o número de chassis GT/109, este é um dos 12 veículos de competição construídos pela Ford entre janeiro de 1964 e 1965, o período que antecedeu as quatro vitórias consecutivas do construtor americano na icónica prova de resistência. Para além disso, este exemplar em específico é ainda mais especial por ser a única versão Roadster que chegou efetivamente a participar nas 24 Horas de Le Mans. Depois da sua “carreira” desportiva, este GT Roadster Prototype construído pela Ford Advanced Vehicles sediada em Inglaterra, foi utilizado como uma plataforma de desenvolvimento para diversas configurações de motor, caixa de velocidades e travões que deram origem ao GT40. Alguns anos mais tarde, em 1968, foi comprado por Dean Jeffries que lhe instalou um motor HiPo 289 oferecido por Carrol Shelby e o manteve na sua posse até vender à Mecum em 2013.

Desde aí, o modelo foi exemplarmente restaurado por Harley Cluxton III que o pintou na sua configuração original de corrida. Este importante “pedaço” de uma das histórias automobilísticas mais conhecidas, prepara-se agora para ser leiloado num evento organizado pela Mecum Auctions entre os dias 10 e 18 de julho que terá lugar em Indianápolis, EUA (caso não seja cancelado devido à pandemia do Covid-19). Não existem estimativas acerca do preço pelo qual poderá ser arrematado, mas existe uma forte possibilidade de quebrar alguns recordes.

Deixe um comentário

*