BMW aumenta grelha e atualiza chassis do M5

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Disponível em versões com 600 e 625 cv, a berlina traz novidades estéticas e ecrãs maiores.

A BMW apresentou o renovado M5, que estará disponível a partir de agosto, sendo que as primeiras entregas estão previstas para o outono. A versão mais desportiva do Série 5 continua a estar disponível em duas versões baseadas no motor V8 4.4 biturbo, sem alterações de potência: uma normal com 600 cv e a Competition com 625 cv. Quando equipado com o pack opcional M Driver, a versão de topo anuncia 0-100 km/h em 3,1 segundos, 0-200 km/h em 10,8 segundos e uma velocidade máxima de 305 km/h. Ambas as versões surgem de série com tração integral xDrive, que permitem optar pelos modos de tração: 4WD, 4WD Sport e 2WD (sendo que este último ativa um modo “drift”). Há ainda à disposição os modos: Comfort, Sport, Sport+ e um novo modo Track.

O mais interessante nesta renovação do M5 são mudanças estéticas, mais tecnologia e um chassis com uma nova afinação. Se visualmente, as alterações incidem sobretudo na dianteira, com uma nova grelha maior com duas barras, acompanhada de um para-choques reconfigurado com duas novas entradas de ar. Os faróis também foram redesenhados, trazendo novos elementos em LED em forma de L e incorporando os novos faróis Dynamic Laser Matrix Beam. Na traseira, realce para o novo avental e difusor, além dos faróis LED de efeito 3D e ponteira de escape com novo formato. O novo modelo desportivo foi polvilhado com detalhes em preto na grelha, entradas de ar, spoiler na tampa da mala, capas dos espelhos, ponteiras de escape e avental traseiro. Há cinco novas cores exteriores a juntar ao catálogo e novas jantes de 20 polegadas.

Por dentro, o M5 acompanha o recente restyling efetuado no Série 5, com a inclusão de novos ecrãs gémeos de maiores dimensões (12,3 polegadas): o do painel de instrumentos Live Cockpit incluído de série e o ecrã central tátil onde é projetada a sétima geração do sistema de infotainment iDrive, compatível de fábrica com os sistemas Android Auto e Apple Carplay, além de incluir navegação apoiada na cloud. A marca de Munique diz que se esforçou em melhorar a ergonomia, acrescentando dois novos botões na consola central (tal como fez no M8): um aciona o modo Road (no qual todos os sistemas de segurança estão ativos) e o modo Track (que desliga o aviso de colisão e o Evasion Assistant, além de impedir que se acendam as luzes de perigo em caso de travagem brusca); o outro aciona o modo pré-configurado pelo condutor para o funcionamento do motor, chassis e caixa automática de oito velocidades (incluída de série).

O M5 Competition (7 mm rebaixado face à versão convencional) recebe mudanças ao nível do chassis, nomeadamente novos amortecedores adaptativos herdados do M8 Gran Coupé – que melhoram o conforto, reduzindo os movimentos da carroçaria em lombas e oscilações da estrada. Existem ainda novas cores para as pinças de travão do sistema M Compound.

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