Cupra Ateca ganha novo estilo e dinâmica aprimorada

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Versão desportiva do SUV, que representa 15% das vendas do Ateca, beneficia de modificações no chassis, além de um interior totalmente digital.

Uma semana depois de revelar o renovado Seat Ateca, é a vez do desportivo Cupra Ateca. Este facelift da versão mais “picante” do SUV de Martorell estará à venda a partir de julho e as primeiras entregadas arrancam no outono. Esteticamente, o Cupra Ateca ganha um para-choques dianteiro redesenhado (que torna o modelo 10 mm mais comprido), com um difusor em alumínio, que lhe confere um aspeto mais agressivo, uma grelha similar à do Leon e do Tarraco (embora com contorno cromado mais escuro), e faróis full LED e luzes de nevoeiro atualizadas. Junta ainda à equação novas jantes maquinadas de 19 polegadas (opcionais) com os caraterísticos apontamentos acobreados e farolins traseiros full-LED. Acrescenta ainda acabamentos cromados nas molduras laterais, capas dos espelhos e barras de tejadilho. Há ainda um novo logótipo projetado no solo quando se abre a porta, “piscas” dinâmicos e as habituais quatro ponteiras de escape.

Por dentro, o SUV (que representa 15% das vendas da gama Ateca) inclui um novo volante com botão Start e revestido em microfibra, um novo painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas de série e um ecrã central de 8 ou 9,2 polegadas – idênticos aos que foram apresentados no novo Cupra Leon. A isso junta novos bancos desportivos revestidos em alcantara de série, pedais em alumínio, soleiras iluminadas, entre outros. Adiciona ainda novos comandos por voz.

Existe um novo sistema de tração eletrohidráulica multidiscos à frente do diferencial traseiro que analisa a estrada em frente bem como as ações do condutor, o permite variar a entrega de potência às quatro rodas dependendo dos níveis de aderência. A dinâmica de condução foi melhorada com uma reprogramação da direção da resposta do acelerador. Existem em opção discos ventilados de 18 polegadas de Brembo. O sistema de amortecimento adaptativo Adaptive Chassis Control pode ser configurado nos modos: Normal, Sport, Cupra e Individual.

O motor mantem-se: é o 2.0 TSI de quatro cilindros turbo (EA888) com 300 cv, acoplado a uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades. Anuncia 0-100 km/h em 4,9 segundos e uma velocidade máxima de 247 km/h. Não há versão híbrida plug-in.

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