PSA anuncia a eletrificação dos seus veículos comerciais

Peugeot e-Expert View Gallery 7 photos

As marcas do grupo francês vão lançar modelos comerciais 100% elétricos até ao final deste ano.

A aposta na eletrificação dos modelos de passageiros é já uma prática habitual no atual panorama da indústria automóvel. Ainda assim, os construtores não têm estado a proceder da mesma forma no caso dos veículos comerciais. Ciente disso, o Grupo PSA quer inverter a situação e acaba de apresentar o princípio de uma estratégia que tem como objetivo eletrificar toda a gama de veículos comerciais ligeiros e de transporte de passageiros até ao final de 2021.

Numa conferência online, os responsáveis do grupo francês anunciaram as versões elétricas dos veículos comerciais ligeiros, Peugeot e-Expert/Citroën ë-Jumpy/Opel Vivaro-e, e dos veículos de transporte de passageiros até 9 lugares, Peugeot e-Traveller/Citroën e-Spacetourer/Opel Zafira-e Life. Todos os modelos vão receber um motor elétrico com 136 cv de potência e 260 Nm de binário que pode estar ligado a uma bateria de 50 kWh, que permitirá percorrer até 230 km em ciclo WLTP, ou uma bateria de 75 kWh, que permitirá percorrer até 330 km em ciclo WLTP. O carregamento poderá ser efetuado em todo o tipo de modos de carga, sendo que o modo 4 possibilitará carregar a bateria até 80% em 30 minutos. Com uma wallbox, “a bateria fica carregada por completo numa noite”. Todas as baterias dos modelos vão ter uma garantia de outo anos ou 160 mil quilómetros.

Os modelos comerciais ligeiros elétricos conseguirão manter a capacidade dimensional de carga, mas apenas poderão carregar 1275 kg (menos 115 kg do que as versões com motores térmicos). As encomendas dos veículos comerciais ligeiros abrem em julho deste ano e as encomendas dos veículos de transporte de passageiros arrancam em setembro. Está previsto que as entregas das primeiras unidades se realizem no final de 2020.

Deixe um comentário

*