Ford Bronco está de volta com nova família de modelos

Ford Bronco View Gallery 51 photos

O “off-roader” norte-americano inclui versões de duas e quatro portas e uma versão de estrada Bronco Sport.

A Ford volta a apostar no Bronco 24 anos depois. Desta vez, o concorrente do Jeep Wrangler surge sob a forma de uma nova família de modelos: com uma versão de duas portas, outra de quatro portas e uma versão de estrada Bronco Sport. O novo Bronco será uma forte aposta sobretudo nos EUA (onde já está disponível para encomenda, sendo que as primeiras entregas estão previstas para o final do ano), onde o mercado dos puros “off-roaders” continua a ser bastante lucrativo. Não há, para já, planos para a sua vinda para a Europa.

A sexta geração do Bronco é feita com base na plataforma da pick-up Ranger. E, pela primeira vez na sua história, além da versão de duas portas conta com uma variante de carroçaria de quatro portas. Existem vários elementos estéticos alusivos ao passado do jipe, sobretudo ao modelo da primeira geração. O novo Bronco surge com a caraterística carroçaria quadrada, vãos curtos e carroçaria alargada. O modelo de todo o terreno é feito a partir de um chassis em aço dotado de um curso de suspensão 17% superior face à concorrência, segundo a Ford, e conta com pneus Goodyear Wrangler Territory LT de 35 polegadas. A altura ao solo é de 29,5 cm, tendo um ângulo de ataque de 29 graus, ângulo de saída de 37,2 graus e capacidade de passagem a vau de 85 cm. A oferta de motores consiste no 2.3 Ecoboost de quatro cilindros turbo com 270 cv e no V6 2.7 Ecoboost de 310 cv, de série em associação com uma caixa manual de sete velocidades com redutoras ou opção de caixa automática de dez relações. A suspensão dianteira independente é de série, com eixo rígido com molas e suspensão de cinco braços no eixo posterior. Entre as opções constam amortecedores Bilstein com curso maior e uma barra estabilizadores hidráulica semi-ativa (que possibilita maior articulação e um aumento do ângulo ventral.

O novo Bronco surge equipado com o sistema Terrain Management que integra sete modos de condução GOAT (Go Over All Terrain): Normal, Eco, Sport, Slippery, Sand, Baja, Mid/Ruts e Rock Crawl. É possível optar entre dois sistemas 4×4: o sistema base tem uma caixa de redutoras eletrónica de duas velocidades “shift-on-the-fly” e há uma opção de uma caixa de redutoras eletromecânica que permite trocar automaticamente entre 2H e 4H. Os sistemas de assistência à condução Trail Toolbox incluem um cruise control a baixas velocidades para TT e uma função para curvas fora de estrada. As versões de duas portas incluem de série um tejadilho amovível composto por três partes e os de quatro portas têm quatro secções. As portas sem moldura igualmente amovível também são oferecidas de fábrica. Por dentro, o Bronco recorre a materiais resistentes. Inclui um painel de instrumentos retro e sistema de infotainment Sync 4 com opção de ecrã de 8 ou 12 polegadas que possibilita o acesso a mais de mil mapas de trilhos fora de estrada. À disposição estão seis níveis de equipamento (Big Bend, Black Diamond, Outer Banks, Wildtrak e Badlands) e mais de 200 acessórios. A versão de duas portas começa nos 26.500 euros nos EUA.

Juntamente com o Bronco normal, é aposta o Bronco Sport, uma inédita variante que se aproxima dos SUV mais convencionais – que também não está prevista para a Europa. Apesar da estética aproximada ao Bronco “off-roader”, o Bronco Sport é feito com base noutra plataforma, a C2, utilizada no Kuga. Ainda assim, este modelo de aptidão mais estradista oferece de série tração integral e surge munido de tecnologias que o tornam apto a incursões fora do asfalto. As versões mais equipadas contam com bloqueio do diferencial traseiro com dupla embraiagem. O Sport está disponível com os motores Ecoboost a gasolina: 1.5 com 182 cv e 2.0 com 245 cv, ambos associados de série a uma caixa automática de oito velocidades. Tal como no Bronco normal, o Sport dispõe do seletor de modos de condução GOAT que pode ter, dependendo da versão escolhida, até sete opções. Todos os modelos contam com uma suspensão independente nas quatro rodas, sendo que as versões de topo incluem batentes hidráulicos no eixo dianteiro. O sistema Trail Control também é oferecido. O interior do Sport é mais focado no conforto, apesar de ter o chão em borracha lavável e bancos em tecido fácil de limpar. A mala tem capacidade para transportar duas bicicletas de montanha e tem iluminação em LED no piso. O vidro traseiro pode ser aberto separadamente da tampa da mala e há uma mesa lateral deslizante. O Bronco Sport vem equipado com o sistema de infotainment Sync 3 e tem mais de 100 acessórios à disposição.

https://www.youtube.com/watch?v=-v1urLWR5zg

Deixe um comentário

*