Primeiro exemplar do Lotus Elite vai a leilão

Lotus Elite View Gallery 10 photos

Este foi o primeiro modelo de estrada da Lotus a utilizar um chassis monocoque.

Graças à mente brilhante de Colin Chapman, a Lotus é reconhecida como a primeira marca de sempre a utilizar um chassis monocoque em automóveis de Fórmula 1 – um verdadeiro marco tecnológico. Ainda assim, curiosamente, o construtor britânico já tinha aplicado previamente essa solução num veículo de estrada, o Lotus Elite. Eis que agora, cerca de 62 anos após o seu lançamento, será leiloado o primeiro exemplar produzido do modelo, com o chassis número #1009.

Comprado em 1958 por Chris Barber, um amigo próximo de Chapman, o exemplar que pode observar nas imagens foi inicialmente preparado para a competição. Ao longo de cinco temporadas o modelo conseguiu bons resultados, ao ponto de bater o recorde da volta em Spa na sua categoria pelas mãos de Sir John Whitmore. Após a sua “carreira desportiva”, o carro esteve desaparecido até 2016, ano em que acabou restaurado por Ant Anstead numa edição especial do programa televisivo “For The Love Of Cars”.

Como refere o diretor da leiloeira, Nick Whale, “este soberbo pequeno Lotus teve uma vida fantástica. Foram produzidas pouco mais de mil unidades do Elite, mas nenhuma se pode orgulhar da história e importância que caracteriza este exemplar”. O modelo vai agora ser leiloado num evento online organizado pela Silverstone Auctions, que terá lugar entre os dias 31 de julho e 1 de agosto. Apesar de não terem sido revelados detalhes relativamente ao seu preço, estima-se que possa atingir um valor próximo dos 150 mil euros.

Deixe um comentário

*