BMW 3.0 CSL de 1972 vendido por 149 mil euros

BMW 3.0 CSL

Este exemplar recebeu um conjunto de modificações fornecidas por dois especialistas da marca.

A história da BMW está repleta de automóveis icónicos que contribuíram para a identidade vincadamente desportiva da mesma. Exemplo disso é a versão de homologação do E9, intitulada 3.0 CSL, da qual foi agora arrematada em leilão uma unidade.

Lançado no início dos anos 1970, o modelo foi desenvolvido especificamente para competir em campeonatos de turismo europeus. Com esse objetivo em mente, os engenheiros germânicos decidiram reduzir o peso da versão original, utilizando alumínio em vários componentes da carroçaria, daí o surgimento da sigla CSL (traduzido do alemão – Coupé Sport Lightweight). O exemplar que pode observar nas imagens foi modificado ao longo dos anos com peças fornecidas por Carl Nelson e Richard Conway, dois especialistas em veículos do construtor alemão. Desta forma, passou a acomodar o motor M30B34 de seis cilindros em linha com 3.5 litros proveniente dos seus “irmãos mais velhos” e uma transmissão manual de cinco velocidades da Getrag. Para além disso, recebeu ainda uma enorme asa traseira, um spoiler no tejadilho e uma pintura na cor preta com as tradicionais riscas da divisão desportiva da BMW.

Já percorreu cerca de 93 mil quilómetros desde que saiu de fábrica, mas encontra-se num estado absolutamente impecável. Apesar de ter sido desvalorizado por não possuir todos os componentes originais, é um deleite para os nossos olhos. No entanto, o bloco de motor original foi incluído na venda. Foi arrematado por 149 mil euros através de um leilão online realizado pelo site de classificados “Bring a Trailer”.

Deixe um comentário

*