Renovação da gama da dupla de SUV da Land Rover para este ano inclui ainda novas edições especiais e novo infotainment.
A Land Rover abriu as encomendas para os renovados Range Rover Evoque e Discovery Sport. Para o MY2021, a dupla de SUV traz novos motores e um sistema infotainment atualizado. A grande novidade é mesmo a introdução de motores “mild hybrid” Diesel, com base num 2.0 de quatro cilindros turbo associados a um sistema elétrico de 48V: o D165 com 163 cv (em substituição do antigo D150 puramente Diesel), 4×2 ou 4×4 e com opção de caixa automática de oito velocidades, e o D200 de 204 cv, exclusivamente 4×4 e associado a uma caixa automática. Estes motores têm maior foco na redução nos consumos e emissões de CO2, além de um start/stop com um funcionamento mais suave. O novo D150 híbrido anuncia emissões de 156 g/km no Evoque e 163 no Discovery Sport. No D200, as emissões sobem para 170 g/km, mas as prestações melhoram, sendo que o Discovery Sport anuncia 0-100 km/h em 8,6 segundos e o Evoque em 7,9 seg. O fabricante diz que o motor D200 recorre a injetores de solenoide de alta pressão, veios de equilíbrio tipo “tesoura” e a componentes de baixa fricção que permitem reduzir a resistência interna em 17%. Além disso, o bloco de alumínio rígido possibilita poupar 2 kg face ao motor antigo.
O Discovery Sport ganhou também uma nova opção de topo P290 com um motor a gasolina de quatro cilindros turbo de 290 cv, que cumpre 0-100 km/h em 7,4 segundos. Está disponível no novo nível de equipamento Black Edition e em exclusivo com caixa automática de nove velocidades. Feito com base na versão R-Dynamic S adiciona jantes de 20 polegadas, aplicações exteriores em preto e opção de tejadilho em cinza ou preto. Trata-se também da única variante a incorporar o sistema Active Driveline, que permite operar em modo 4×2 e distribuir o binário pelas rodas em caso de perdas de motricidade.
O Evoque ganhou uma nova versão de topo Autobiography, que surge equipada com jantes de 21 polegadas, faróis LED Matrix, volante aquecido, revestimentos em couro acolchoado, teto panorâmico e bancos dianteiros ventilados.
Ambos os SUV recebem de fábrica o novo sistema de infotainment Pivi Pro, que permite atualizações wireless e que emparelha com aplicações do smartphone para pagar estacionamentos ou efetuar “conference calls”. Além do mais, integra o Spotify e, no caso do plug-in, ajuda a aceder a locais de carregamento público mais próximos. No foro tecnológico, destaca-se ainda a câmara 3D surround, que se junta ao novo Rear Collision Monitor e ao Rear Traffic Monitor com travagem automática de emergência. A Activity Key foi também atualizada, passando a incluir um novo ecrã. Por fim, há uma nova opção Advanced Cabin Air Filtration, que purifica o ar do interior automaticamente, e um novo tejadilho retrátil.
No MY 2021, os preços do Range Rover Evoque começam nos 57.735 euros no 2.0 de 163 cv 4×4 auto MHEV Standard. No caso da nova versão de topo Autobiography 2.0D de 204 cv AWD caixa auto MHEV o valor base é de 85.721 euros. No que toca ao Land Rover Discovery Sport, o valor de acesso é de 49.044 euros para o 2.0D eD4 163 cv Standard de tração dianteira e caixa manual. Já a versão 2.0 Si4 249 cv AWD Auto MHEV Standard abre nos 59.354 euros.