Evoque e Discovery Sport ganham motores “mild hybrid” Diesel

Land Rover Discovery Sport MY2021 View Gallery 19 photos

Renovação da gama da dupla de SUV da Land Rover para este ano inclui ainda novas edições especiais e novo infotainment.

A Land Rover abriu as encomendas para os renovados Range Rover Evoque e Discovery Sport. Para o MY2021, a dupla de SUV traz novos motores e um sistema infotainment atualizado. A grande novidade é mesmo a introdução de motores “mild hybrid” Diesel, com base num 2.0 de quatro cilindros turbo associados a um sistema elétrico de 48V: o D165 com 163 cv (em substituição do antigo D150 puramente Diesel), 4×2 ou 4×4 e com opção de caixa automática de oito velocidades, e o D200 de 204 cv, exclusivamente 4×4 e associado a uma caixa automática. Estes motores têm maior foco na redução nos consumos e emissões de CO2, além de um start/stop com um funcionamento mais suave. O novo D150 híbrido anuncia emissões de 156 g/km no Evoque e 163 no Discovery Sport. No D200, as emissões sobem para 170 g/km, mas as prestações melhoram, sendo que o Discovery Sport anuncia 0-100 km/h em 8,6 segundos e o Evoque em 7,9 seg. O fabricante diz que o motor D200 recorre a injetores de solenoide de alta pressão, veios de equilíbrio tipo “tesoura” e a componentes de baixa fricção que permitem reduzir a resistência interna em 17%. Além disso, o bloco de alumínio rígido possibilita poupar 2 kg face ao motor antigo.

O Discovery Sport ganhou também uma nova opção de topo P290 com um motor a gasolina de quatro cilindros turbo de 290 cv, que cumpre 0-100 km/h em 7,4 segundos. Está disponível no novo nível de equipamento Black Edition e em exclusivo com caixa automática de nove velocidades. Feito com base na versão R-Dynamic S adiciona jantes de 20 polegadas, aplicações exteriores em preto e opção de tejadilho em cinza ou preto. Trata-se também da única variante a incorporar o sistema Active Driveline, que permite operar em modo 4×2 e distribuir o binário pelas rodas em caso de perdas de motricidade.

O Evoque ganhou uma nova versão de topo Autobiography, que surge equipada com jantes de 21 polegadas, faróis LED Matrix, volante aquecido, revestimentos em couro acolchoado, teto panorâmico e bancos dianteiros ventilados.

Ambos os SUV recebem de fábrica o novo sistema de infotainment Pivi Pro, que permite atualizações wireless e que emparelha com aplicações do smartphone para pagar estacionamentos ou efetuar “conference calls”. Além do mais, integra o Spotify e, no caso do plug-in, ajuda a aceder a locais de carregamento público mais próximos. No foro tecnológico, destaca-se ainda a câmara 3D surround, que se junta ao novo Rear Collision Monitor e ao Rear Traffic Monitor com travagem automática de emergência. A Activity Key foi também atualizada, passando a incluir um novo ecrã. Por fim, há uma nova opção Advanced Cabin Air Filtration, que purifica o ar do interior automaticamente, e um novo tejadilho retrátil.

No MY 2021, os preços do Range Rover Evoque começam nos 57.735 euros no 2.0 de 163 cv 4×4 auto MHEV Standard. No caso da nova versão de topo Autobiography 2.0D de 204 cv AWD caixa auto MHEV o valor base é de 85.721 euros. No que toca ao Land Rover Discovery Sport, o valor de acesso é de 49.044 euros para o 2.0D eD4 163 cv Standard de tração dianteira e caixa manual. Já a versão 2.0 Si4 249 cv AWD Auto MHEV Standard abre nos 59.354 euros.

Deixe uma resposta

*