Ford desvenda hipercarro de corridas virtual

Team Fordzilla P1 View Gallery 9 photos

Inspirado no Ford GT, o futurista P1 concept terá mostrado em tamanho real ainda este ano.

A Ford revelou o P1 concept, um carro de corridas virtual desenvolvido em parceria com a equipa de corridas virtuais da marca, a Team Fordzilla. Com estreia prevista para 2021, este protótipo futurista cujo desenho final foi desenhado por Arturo Ariño, um designer da marca norte-americana, que se apoiou no contributo dos “gamers” da Team Fordzilla para o desenvolvimento da motorização, da posição de condução e do aspeto do cockpit. A fonte de inspiração deste hipercarro de corridas P1 (não confundir com o McLaren com o mesmo nome), que foi votado por 250 mil fãs através de uma sondagem no Twitter, foi, segundo Ariño, o Ford GT, um supercarro de reduzida altura ao solo e com ângulos afiados ao estilo dos protótipos de corridas de GT. Realce também para os faróis em LED verticais e arcos das rodas pronunciados, que ficam numa posição mais alta face ao cockpit.

A Ford ainda não adiantou quais são as caraterísticas deste modelo de virtual, mas é para já patente que a equipa de designers concentrou os seus esforços na componente aerodinâmica e em obter o máximo possível de “downforce”. Nesse sentido, apostou num lábio dianteiro proeminente em fibra de carbono que envia o ar para as entradas de ar laterais (ao estilo do GT de produção), cobriu as jantes traseiras, incluiu um difusor traseiro sobredimensionado e um spoiler saliente. O P1 (acrónimo para “primeira posição”) recorre àquilo a que a Ford chama de “tecnologia de metamorfose”, de modo a conseguir proporcionar a estabilidade de um “long tail” de Le Mans em retas a alta velocidade ou uma carroçaria mais curta em circuitos para apertados como o do Mónaco.

O interior do hipercarro ainda é um mistério, mas ao que tudo indica aparenta ser um “single seater”, com posição de condução central, ao estilo do McLaren Speedtail. Para já, não há qualquer indicação de que a Ford possa adotar elementos do P1 em modelos de corrida reais. Nesta altura, está a ser construído um modelo em tamanho real no estúdio de designa da marca norte-americana em Colónia, na Alemanha, que será mostrado ainda este ano.

Nascida em 2019, a Fordzilla Team é a primeira equipa da eSports da Ford que procura recrutar os melhores pilotos virtuais para criar equipas específicas em Itália, França, Espanha e no Reino Unido. As equipas locais competem a nível nacional com a supervisão de um capitão, sendo que os melhores jogadores integram uma equipa europeia. Estes jogadores já participaram, por exemplo, na última edição do Le Mans eSports e correrão na Gamescom para tentarem obter um contrato com a Team Ford.

Deixe um comentário

*