Audi E-Tron Sportback S-Line 55 quattro

Audi E-Tron Sportback S-Line 55 quattro View Gallery 19 photos

O primeiro modelo elétrico da Audi acaba de receber uma nova derivação que torna a sua aparência mais desportiva e elegante. Ao combinar o formato de um coupé com a versatilidade de um SUV, o E-Tron Sportback promete ser um dos elétricos mais sofisticados no mercado. Testamos a versão S-Line 55 quattro com o objetivo de saber se tem argumentos para tal.

O que é?

O Audi E-Tron Sportback, apresentado em novembro de 2019, é o mais recente modelo elétrico da marca com sede em Ingolstadt. Faz uso da plataforma MLBevo concebida pelos engenheiros do Grupo Volkswagen que, apesar de não ter sido construída especificamente para automóveis elétricos, consegue acomodar o conjunto de baterias de 71 kWh ou 95 kWh (conforme as versões). Tal como o seu nome indica, a maior parte dos seus componentes são oriundos do E-Tron original.

Por fora, o E-Tron Sportback é muito semelhante ao modelo original e também se posiciona entre o Q5 e o Q7 em termos de dimensões. Mantém inalterada toda a zona frontal, mas passa a envergar um novo sistema de iluminação intitulado “Digital Matrix Light” que permite iluminar a estrada de forma mais precisa através de projetores laser de ultra-alta resolução com mais de 1 milhão de micro-espelhos. Para além disso, incorpora uma nova silhueta coupé mais atrativa que penaliza a capacidade da bagageira em 45 litros e se reflete em menos 20 mm de altura para os ocupantes dos lugares traseiros. No interior, o desenho futurista com 3 ecrãs consegue ser mais tecnológico sem destoar do resto da gama e possibilita uma utilização mais prática do agradável sistema de infotainment. A qualidade de construção é formidável, os materiais utilizados são muito bons e conseguem ser variados ao ponto de encontrarmos couro, madeira, alumínio e até alcântara no habitáculo. Destaque para as câmaras exteriores opcionais que substituem os espelhos retrovisores, uma estreia absoluta em automóveis de produção. Os assentos são confortáveis e conseguem demonstrar um ótimo apoio em qualquer situação. No que se refere à habitabilidade traseira, é possível transportar 3 adultos sem quaisquer constrangimentos. Já a bagageira, apresenta um total de 555 litros de capacidade.

Para que serve?

O E-Tron Sportback tem o refinamento, conforto e tecnologia como os seus pontos mais fortes. A verdade é que, no geral, este SUV elétrico da Audi não possui um defeito concreto que se possa apresentar. Mesmo sendo algo conservador para um modelo inovador, o visual exterior está bem conseguido e a qualidade do interior é notável. A utilização das câmaras exteriores requer alguma habituação, mas conseguimos adaptar-nos rapidamente a esta nova realidade que deverá estar presente num futuro próximo.

Os dois motores elétricos que debitam conjuntamente 408 cv de potência e 664 Nm de binário em overboost possibilitam uma resposta pronta ao acelerador que impressiona pela progressividade. Assim que começamos a conduzir o E-Tron Sportback é imediatamente percetível que o construtor germânico trabalhou afincadamente nos diversos aspetos que concernem a insonorização, um dos fatores que contribui para o elevado refinamento a bordo que se mostra superior ao dos seus concorrentes. Outra das particularidades que promovem esta situação são as suspensões pneumáticas adaptativas que conseguem absorver de forma suave todas as irregularidades do piso e até permitem umas “escapadinhas” quando selecionamos o modo offroad. Surpreendentemente, numa condução mais desportiva, o SUV não perde a sua compostura graças a reações muito progressivas que são adequadamente transmitidas ao condutor. No panorama tecnológico, possui o conhecido sistema de infotainment da Audi que se torna ainda mais interessante quando temos a possibilidade de conjugar as informações pretendidas nos três ecrãs. O valor anunciado para a autonomia situa-se nos 446 kms sendo que, com o consumo energético combinado de 237 Wh/km que obtivemos, o valor real desce para próximo dos 375 kms. Quanto aos tempos de carregamento, numa tomada doméstica as baterias demoram cerca de 40 horas a carregar a 100%, numa tomada de 11 kW demoram 9 horas a carregar 85% e no sistema opcional de carregamento de 22 kW demoram perto de 5 horas a carregar na totalidade.

Porque devo comprar?

Se está a equacionar um modelo elétrico e valoriza principalmente o refinamento/conforto, então o Audi E-Tron Sportback deverá ser a sua escolha. Esta versão consegue oferecer um visual mais atraente sem comprometer a habitabilidade e é uma boa opção para quem procura versatilidade com uma “pitada” mais desportiva. A sua autonomia é, talvez, o único grande inconveniente, especialmente quando comparamos com os outros SUV da marca germânica.

Que opções tenho?

Em Portugal, existem três versões do Audi E-Tron Sportback: Base, Advanced e S-Line. Como complemento, estão à disposição duas motorizações de tração integral, o E-Tron Sportback 50 quattro com 313 cv e 540 Nm e o E-Tron Sportback 55 quattro com 408 cv e 664 Nm. O primeiro tem um pack de baterias de 71 kWh que lhe permitem anunciar uma autonomia de 347 km e o segundo tem um pack de baterias de 95 kWh que lhe permitem anunciar uma autonomia de 446 km. Nos equipamentos opcionais, destaque o pacote desportivo S-Line, o pacote Audi Design Selection e os faróis Matrix LED.

Os preços começam a partir dos 75.265 euros na versão menos equipada, sendo que a unidade ensaiada apresentava um valor a rondar os 115 mil euros.

Há desconto?

De momento não existem campanhas em curso.

Deixe um comentário

*