Mercedes-Benz apresenta a nova geração do Classe S

Mercedes-Benz Classe S View Gallery 23 photos

O modelo estará disponível a partir de dezembro e pretende reforçar a sua liderança no segmento.

Se existe automóvel que se assume como uma referência entre todos os outros construtores, esse automóvel é o Mercedes-Benz Classe S. Cada vez que é apresentada uma nova geração do reconhecido modelo a expetativa acerca das novas tecnologias que introduz é sempre alta. Conscientes disso, os engenheiros germânicos decidiram apostar forte nessa matéria com o objetivo de reforçar a sua posição de liderança no segmento das berlinas executivas.

Seguindo o conceito de que atualmente “o minimalismo representa luxuosidade”, os designers decidiram modernizar a imagem do Classe S recorrendo a um desenho equilibrado que apresenta uma zona frontal mais curta e uma zona traseira semelhante por oposição a uma distância entre eixos maior. Quando comparado com a anterior geração, este W223 está 54 mm mais comprido e 55 mm mais largo. De forma a enquadrar o aspeto geral da berlina no resto da gama, a marca alemã recorreu a óticas com um design semelhante aos seus “irmãos” mais pequenos que introduzem o sistema opcional Digital Light. Ao integrar três LED de elevada potência em cada farol com 1,3 milhões de espelhos, foi possível desenvolver funcionalidades de assistência à condução totalmente novas. Os puxadores das portas eletricamente extensíveis são outra das novidades.

No caso do interior, a intenção é tornar o Classe S numa “terceira casa” com o máximo de conforto e segurança possíveis para todos os ocupantes. Deste modo, o construtor germânico decidiu introduzir mudanças radicais que tornam o ambiente interior do modelo mais limpo e moderno. Isto foi conseguido graças ao ecrã central de 12,8 polegadas montado horizontalmente que começa no tablier e desce até à consola central. Destaque ainda para o novo volante que tem a capacidade de reconhecer a colocação das mãos do condutor. Tanto os bancos dianteiros como os bancos traseiros são os principais responsáveis por proporcionar uma viagem relaxante e possuem uma acomodação confortável com ventilação, aquecimento ou 10 programas diferentes de massagem. Por sua vez, como opcional, é possível equipar cada assento do compartimento traseiro com o seu próprio ecrã tátil e com regulação elétrica.

Como não podia deixar de ser, este novo Classe S vem apetrechado de tecnologias que cumprem os requisitos legais do sistema de condução autónoma de nível 3. Estamos a falar do Drive Pilot composto por diversas funcionalidades integradas que permitem à berlina executiva conduzir sozinha de forma condicionada. Para além disso, o proprietário terá a possibilidade de estacionar o retirar o seu automóvel do lugar através de um smartphone. Por ocasião da apresentação desta geração W223, a Mercedes-Benz decidiu introduzir a segunda versão do conhecido sistema de infotainment MBUX. Como tal, é garantida uma operação mais intuitiva graças à capacidade de aprendizagem e personalização que o novo sistema possuirá. O painel de instrumentos oferece um efeito tridimensional 3D e um head up display que fornece conteúdos de realidade aumentada.

Por fim, a suspensão pneumática Airmatic com amortecimento de ajuste contínuo é um equipamento de série, mas poderá ser equipada a suspensão E-Active Body Control que graças a uma combinação entre outros sistemas consegue analisar o percurso à frente e adaptar o amortecimento em cada roda. Outra novidade é o eixo traseiro direcional que melhora o diâmetro de viragem e a capacidade de manobra à custa do angulo de direção traseiro até 10°. Quanto às motorizações, existirão duas variantes com o motor 3.0 de seis cilindros a gasolina com tração integral auxiliadas por um sistema mild-hybrid de 48V, o “S 450 4MATIC” com 367 cv e 500 Nm e o “S 500 4 MATIC” com 435 cv e 520 Nm. No caso dos motores a gasóleo, estarão disponíveis três versões do motor 2.9 de seis cilindros em linha: o “S 350d” com 286 cv e 600 Nm; o “S 350d 4MATIC” com 286 cv e 600 Nm; e o “S 400d 4MATIC” com 330 cv e 700 Nm.

Ainda não se conhecem os preços para o nosso país deste novo Mercedes-Benz Classe S, mas já se sabe que poderá ser encomendado a partir de meados deste mês. Contudo, as primeiras unidades entregues aos clientes só estarão disponíveis a partir de dezembro.

Deixe um comentário

*