Hyundai i30 N ganha opção com caixa de dupla embraiagem

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Renovado desportivo sul-coreano está mais potente, mais leve e tecnológico.

Na sequência da atualização da gama i30, a Hyundai promoveu igualmente uma renovação do modelo desportivo i30 N, que estará disponível no formato hatchback e fastback no início do próximo ano. Esteticamente, o desportivo sul-coreano beneficia de uma grelha maior, um avental mais agressivo, faróis em LED com luzes diurnas em forma de V, farolins em LED redesenhados, difusor traseiro modificado (apenas no hatchback) com duas ponteiras de escape redondas e em alternativa às jantes de 18 polegadas as novas jantes forjadas de 19 polegadas (que permitem poupar 14,4 kg), calçando pneus Pirelli P Zero. Esta versão conta ainda com discos de travão de 360 mm e pinças pintadas em vermelho, a que se junta um diferencial autoblocante eletrónico de série. Em resultado da redução de peso, a suspensão e a direção receberam uma nova afinação. O i30 N tem sete cores à disposição: Performance Blue (exclusiva dos modelos N), Polar White, Engine Red, Sunset Red, Shadow Grey, Dark Knight e Phantom Black.

Por dentro, neste facelift o i30 N há novos materiais, um tablier redesenhado e um sistema de infotainment atualizado com a opção de um ecrã maior de 10,25 polegadas compatível com os sistemas Apple Carplay e Android Auto, além da integração dos serviços conectados Bluelink. Junta ainda em opção bancos desportivos N Light (2,2 kg mais leves) revestidos em Alcantara e couro com o logo N nos encostos de cabeça, que podem ser aquecidos (tal como o volante), e cintos de segurança em azul. Entre os sistemas de assistência à condução Smart Sense destaque para a travagem de emergência com deteção de peões, assistente de permanência na faixa de rodagem, aviso de ângulo morto e aviso de trânsito cruzado traseiro.

As mudanças mais importantes não estão à vista. Ao motor 2.0 de quatro cilindros turbo a gasolina foram acrescentados 5 cv para um total de 280 cv e o binário máximo cresceu de 353 para 392 Nm. Anuncia 0-100 km/h em 5,9 segundos (uma melhoria de 0,2 seg. face ao antecessor), sendo que a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h. Futuramente, em alternativa à caixa manual de seis velocidades, haverá uma opção de caixa de dupla embraiagem de oito velocidades N DCT, com patilhas no volante. A nova caixa de dupla embraiagem oferece vários modos de condução. O primeiro, N Grin Shift, permite aumentar 7% de binário (de 353 para 378 Nm) através de uma função de “overboost” e maximizando a resposta da transmissão durante 20 segundos. O modo N Power Shift, quando é preciso acelerar a 90% ou mais da capacidade do motor, o binário é ajustado de modo a permitir passagens de caixa ainda mais rápidas. Já o modo N Track Sense Shift é acionado automaticamente sempre que o carro detete que existam condições para passagens de caixa mais dinâmicas. Outra caraterística é o launch control e o sistema “rev-matching”.

A Hyundai já vendeu mais de 25 mil unidades do i30 N na Europa desde o seu lançamento em 2017.

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