Hummer elétrico tem 1014 cv e 15.592 Nm

GMC Hummer EV View Gallery 17 photos

Icónico modelo norte-americano anuncia 0-100 km/h em aproximadamente 3 segundos e uma autonomia para 563 km.

Uma década após ter sido descontinuado, o Hummer está de regresso mais potente do que nunca, sob a forma de uma pick-up elétrica. Rebatizado GMC Hummer EV, o modelo de tração integral vem munido de três motores elétricos capazes de produzir em redor um total de 1014 cv e 15.592 Nm (não é engano, são mesmo mais de 15 mil Nm de binário máximo!). Estas caraterísticas possibilitam acelerações de 0 a 100 km/h em aproximadamente três segundos, quando é utilizado o sistema de launch control “Watts to Freedom”. O trio de propulsores elétricos é alimentado por uma bateria Ultium, composta por 24 módulos encaixados em duas camadas, que anuncia uma autonomia máxima de 563 km. O Hummer EV dispõe de um sistema elétrico que lhe permite carregar até 350 kW numa tomada ultrarrápida. Nestas situações, é capaz de carregar o equivalente a 161 km de autonomia em dez minutos.

Visualmente, a GMC dotou o icónico “off-roader” com linhas mais simplificadas. A frente é dominada por um para-choques sobredimensionado, complementado pelas proteções inferiores da carroçaria. Já a grelha é minimalista e surge ladeada por faróis em LED de formato pontiagudo que formam uma tira luminosa, com uma assinatura em forma de H. Mais atrás, o Hummer conta com arcos das rodas pronunciados e um para-brisas curto. A linha de tejadilho é plana, sendo possível remover painéis (transparentes e que podem ser arrumados na bagageira) com vista a promover maior contacto com o exterior. O óculo traseiro pode ser aberto por via eletrónica. Atrás, destaque para os faróis em LED e para-choques com ganchos de reboque. O novo modelo vem equipado com uma tampa da mala Multipro de seis posições e uma caixa de carga com cobertura.

O Hummer EV vem equipado com um sistema de tração integral gerido eletronicamente com vectorização de binário. O modelo de todo o terreno vem equipado de fábrica com pneus Goodyear Wrangler All Territory MT de 35 polegadas – se bem que, se isso não bastar, há opção de 37”. Este “monstro” está apto a escalar obstáculos verticais de 457 mm e de passagens a vau até 610 mm de profundidade. Uma das funções do Hummer EV chama-se CrabWalk e permite que as rodas dianteiras e traseiras girem no mesmo ângulo a baixas velocidades, para que este role na diagonal. Para melhor desempenho fora de estrada, a pick-up surge equipada com uma suspensão adaptativa pneumática com um modo Extract que possibilita uma elevação máxima de 149 mm.

Por dentro do novo Hummer predominam as formas verticais. Encontramos um painel de instrumentos de 12,3 polegadas e um ecrã de infotainment “flutuante” de 13,4”, que permite, entre outras funções, aceder ao sistema UltraVision, que possibilita consultar até 18 ângulos de câmaras. Estas permitem uma “vista virtual” em redor do carro e perspetivas da zona inferior de modo a evitar obstáculos. No ecrã central é possível também consultar o estado do piso e funções do carro, incluindo a gestão dos bloqueios dos diferenciais, pressão dos pneus e ângulos de TT. Entre as inovações tecnológicas destaque para a inclusão da versão mais recente do sistema de condução semiautónoma Super Cruise que, segundo o fabricante, permite fazer em modo “mãos livres” os 321.869 km de autoestradas dos EUA e Canadá.

Com lançamento previsto para o final de 2021 nos EUA, o Hummer EV contará com uma Edition 1 que custa 112.595 dólares, o equivalente a 95 mil euros. Esta edição surge carregada de opcionais, detalhes em branco no exterior e um interior Lunar Horizon com apontamentos em tons de bronze. No outono de 2022 está prevista uma edição Hummer EV 3X, disponível a partir de 99.995 dólares, ou seja, 84.400 dólares. Mantendo a configuração de três motores, terá a potência reduzida para 811 cv e 12.880 Nm, além de uma autonomia igualmente mais baixa, até 483 km. Para a primavera de 2023, está agendada a chegada do 2X por 89.995 dólares, desde 76 mil euros. Trata-se de uma versão com apenas dois motores que terá 634 cv e 10.033 Nm, assim como 483 km de autonomia. Um ano depois, chegará a versão base por 79.995 dólares, o correspondente a 67.500 euros. Esta opção terá a autonomia limitada a 402 km.

O Hummer EV será construído em Hamtramck (Detroit), uma fábrica recentemente reconvertida pela GM para a produção de carros elétricos, a partir do final de 2021. Contudo, a GMC já está a aceitar encomendas em troca de 100 dólares (84,40 euros). Depois da pick-up, está prevista uma nova gama de modelos Hummer, incluindo um SUV. Para já, ainda não se sabe se o novo Hummer EV virá para a Europa.

Deixe uma resposta

*