Hyundai estreia i20 N com 204 cv

Hyundai i20 N View Gallery 19 photos

Primeiro utilitário desportivo da marca sul-coreana inspira-se no carro do mundo de ralis e vem munido de um motor 1.6 turbo e caixa manual.

Depois de abrir as hostilidades da sua divisão desportiva com o i30 N, a Hyundai brinda-nos agora com o i20 N, um concorrente direto do Ford Fiesta ST. Previsto para a primavera de 2021, o i20 N é inspirado no i20 do WRC – aliás, ambos pesam 1.190 kg. O novo desportivo sul-coreano surge animado por um motor 1.6 T-GDi de quatro cilindros turbo a gasolina capaz de debitar 204 cv entre as 5500 e 6000 rpm e 275 Nm entre as 1750 e as 4500 rpm, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades dotada de uma embraiagem reforçada. Com 5,8 kg/cv, o i20 N anuncia 0-100 km/h em 6,7 segundos e uma velocidade máxima de 230 km/h. O “pocket rocket” é dotado de um turbo e intercooler específicos, além de incluir a tecnologia Continuously Variable Valve Duration (CVVD), o que promete melhorar a capacidade de aceleração em regimes médios e mais elevados. O modelo de tração dianteira vem equipado com um diferencial mecânico “N Corner Carving Differential” no eixo dianteiro, que promete melhorar a tração em curva, e com um sistema de launch control de série. Tal como sucede com o i30 N, o i20 N dispõe de vários modos de condução à escolha: Normal, Eco, Sport, N e N Custom. Entre as opções personalizáveis consta a sonoridade do escape e a função “rev-matching”, uma função de desacoplamento duplo automático nas reduções de velocidade.

Este i20 N promete agitar o segmento dos desportivos do segmento B pelo seu prazer de condução. Para o efeito, a Hyundai reforçou o chassis em 12 pontos. A suspensão dianteira foi reforçada e recalibrada. O camber também foi aumentado e foi incluída uma nova barra estabilizadora, novas molas e amortecedores. Os travões são igualmente maiores, com discos de 320 mm no eixo dianteiro.

O i20 N vem equipado de fábrica com o sistema SmartSense Advanced Drivers Assistance, que inclui o aviso de colisão dianteira, assistente de prevenção de colisão dianteira, aviso de saída de faixa, assistente de manutenção na faixa, aviso de colisão em ângulo morto, cruise control inteligente, aviso de atenção do condutor com alerta de arranque do carro em frente, assistente máximos, assistente de distância de segurança para o veículo da frente, aviso de colisão que previne a colisão traseira e a câmara de auxílio ao estacionamento traseiro. O desportivo inclui ainda o sistema Performance Driving Data que permite guardar as prestações do condutor, com vista a melhorar o seu desempenho em pista.

O i20 N está disponível em seis cores: Performance Blue, Intense Blue, Polar White, Sleek Silver, Brass e Phantom Black. Todas elas podem ser combinadas com o tejadilho em Phantom Black. Por fora, este modelo dispõe de uma nova frente (com entradas de ar maiores), novas saias laterais, jantes específicas de 18 polegadas com acabamento em cinzento mate, um para-choques traseiro redesenhado com um difusor integrado e um spoiler traseiro. No interior existem detalhes específicos em azul, bancos e volante desportivo e pedais em alumínio.

Deixe um comentário

*