Relembre a última vez que a Fórmula 1 correu em Portugal

G.P. Portugal 1996 View Gallery 3 photos

Em 1996, a prova ficou marcada por uma intensa luta entre os companheiros de equipa da Williams, Damon Hill e Jacques Villeneuve.

O regresso da Fórmula 1 ao nosso país é, sem qualquer dúvida, um momento marcante para todos os amantes de automóveis. De forma a celebrar a sua realização, decidimos recordar a última vez que a prova rainha do desporto automóvel se realizou em Portugal. Inserido no Campeonato Mundial de Fórmula 1 em 1996, a 25ª edição do Grande Prémio de Portugal teve lugar no histórico circuito do Estoril a 22 de setembro.

Ao ser a penúltima prova de um campeonato dominado pela Williams-Renault, a corrida acabou por ser disputada principalmente entre os dois pilotos da equipa britânica: Damon Hill, o líder do campeonato, e Jacques Villeneuve, o estreante desse ano. Logo na qualificação, Hill mostrou as suas competências ao realizar uma volta que o deixou na “pole position” por uma diferença de 0,009 segundos para o seu colega de equipa. Na partida da corrida, o piloto britânico conseguiria reter a primeira posição enquanto Villeneuve perderia vários lugares na grelha em virtude de um arranque defeituoso. Determinado em dificultar a conquista do campeonato a Hill, o piloto canadiano executou uma brilhante recuperação, sustentada por uma estrondosa ultrapassagem sobre Michael Schumacher (Ferrari), que lhe permitiu conquistar o primeiro lugar do pódio. Damon Hill terminaria em segundo e Michael Schumacher em terceiro.

Devido ao crescente aumento do desempenho dos monolugares, a FIA solicitaria uma melhoria nas condições do autódromo em 1997. Tal não seria concretizado e o Grande Prémio de Portugal ficaria ausente do Campeonato Mundial de Fórmula 1 durante 24 anos…

1 Comment

Deixe um comentário

*