Alfa Romeo Giulia GTA reconvertido num elétrico de 525 cv

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Criada pelos italianos da Totem Automobili, esta recriação tem caixa manual e até permite personalizar a curva de potência e de binário.

A Totem Automobili, uma start-up sediada em Veneza especializada em “restomods”, previa apresentar um Alfa Romeo Giulia GTA recuperado no Festival de Velocidade de Goodwood, no passado verão. Contudo, tal como sucedeu a muitos dos fabricantes, a pandemia trocou as voltas aos planos iniciais, e só agora foi possível revelar o resultado final. O Totem GT Electric é inspirado no lendário coupé italiano de tração traseira década de 1960, mas com propulsão elétrica.

Criado pelo designer e fundador da Totem, Riccardo Quaggio, este modelo retro demorou três anos a fazer. Este Giulia GT elétrico concebido através de um processo artesanal manteve apenas 10% do chassis original, passando a incorporar diversos elementos em alumínio. Para reforçar a estrutura, foi também incluída uma “roll-cage” inspirada no Giulia de competição dos anos 1960. O GT Electric utiliza uma suspensão multibraços no eixo posterior e de tipo MacPherson no eixo dianteiro, sendo possível optar por amortecedores Bilstein de ajuste manual ou elétrico. A isso junta ainda um diferencial de deslizamento limitado.

Com um visual ultra-agressivo, este Totem GT tem uma carroçaria totalmente feita em carbono com vias 18 cm mais largas face ao modelo original. A grelha possui padrão geométrico igualmente concebido em carbono. Destaque também para os faróis e farolins com tecnologia LED com formato redondo e para as jantes forjadas de 17 polegadas.

Por dentro, o luxo e modernidade são predominantes. Realce para os bancos desportivos feitos em carbono e revestidos em couro – que se assemelham aos do 1750 Giulia GT. Os apoios de braços são feitos em madeira e cobertos em couro. O volante é uma reinterpretação do Momo Hellebore. O painel de instrumentos é formado por dois visores rodeados por anéis em carbono – material que também é utilizado nas saídas de ventilação. Entre o equipamento, destaque para o sistema antirroubo, aquecimento, ar condicionado, acesso sem chave e vidros elétricos. O sistema de som da Audio Development foi criado de propósito para este GT elétrico.

O motor a combustão foi substituído por um motor elétrico de colocação central, o que permitiu que o este GT passasse a debitar expressivos 525 cv/390 kW. Segundo a Totem, este é o primeiro motor elétrico da indústria totalmente personalizável. Graças ao sistema chamado McFly (fornecido pela 2electron) foi possível instalar um punho tradicional da caixa de velocidades que permite simular passagens sequenciais. Este sistema permite ainda adaptar a curva de potência e de binário, as vibrações e o som proveniente de 13 colunas exteriores ao gosto do cliente. A bateria (instalada num compartimento em aço) dá a este Giulia elétrico um fôlego para percorrer até 400 km com um carregamento completo efetuado. Para arrefecer o sistema é utilizado um líquido especial de origem militar que mantem a temperatura sempre abaixo dos 38 graus – uma solução que, segundo a marca, possibilita aumentar a eficiência e evitar que a autonomia oscile de acordo com a temperatura exterior.

Este Totem GT Electric será limitado a 20 unidades. Os preços começam nos 430 mil euros e as primeiras entregas estão previstas para 2022.

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