Exemplar único do Lancia Fulvia HF Competizione está à venda

Lancia Fulvia HF Competizione View Gallery 31 photos

Este “one-off” foi desenhado por Tom Tjaarda e construído pela Carrozzeria Ghia.

Um dos acontecimentos mais marcantes na história da Lancia ocorreu em 1969, quando a Fiat decidiu comprar uma percentagem da marca italiana com o objetivo de impedir a sua extinção. Contudo, a narrativa dos acontecimentos poderia ter sido bem diferente graças a um automóvel em específico, o Lancia Fulvia HF Competizione. Agora, cinquenta e um anos após o seu lançamento, esse exemplar único está a ser vendido.

Baseado no Lancia Fulvia Coupé HF, este “one-off” batizado com a designação Competizione foi construído com o propósito de convencer a Ford a comprar os direitos da Lancia numa altura em que o construtor norte-americano procurava rivalizar com a Ferrari. Idealizado por Alejandro de Tomaso, seria desenhado por Tom Tjaarda e construído pela Carrozzeria Ghia. Tendo em vista um caráter mais desportivo, receberia uma aparência mais agressiva que incluía faróis escamoteáveis e uma asa traseira ajustável. Para além do motor V4 de 1,6 litros ter sido colocado numa posição 30 mm mais baixa, vinha equipado com um arco de segurança, uma nova suspensão traseira independente, um depósito em alumínio de maiores dimensões e ainda um para-brisas exclusivo da Glaverbel. Dadas as suas especificações, existem rumores de que poderia ter sido preparado para correr nas míticas 24 Horas de Le Mans de 1970.

Uma vez que a Lancia acabaria por ser comprada pela Fiat, este Fulvia HF Competizione seria vendido a Alfredo Vignale. Permaneceria nas suas mãos ao longo de 20 anos até ser comprado pelo atual proprietário que procedeu a um restauro intensivo em 2014. Depois de não ter sido arrematado num leilão online organizado pela RM Sotheby’s, está à procura de dono que possua 155 mil euros na conta bancária.

Deixe um comentário

*