Audi RS6 GTO é tributo ao 90 Quattro de competição

Audi RS6 GTO Concept View Gallery 10 photos

Exemplar único homenageia o modelo que venceu 7 das 13 corridas que disputou no IMSA em 1989.

Este ano a Audi está a comemorar 40 anos do Quattro com uma série de eventos e edições especiais. O mais recente é este RS6 GTO Concept, concebido para homenagear o 90 Quattro IMSA GTO (ver última foto) que correu na temporada de 1989. Com Hans-Joaquim Stuck e Walter Röhrl ao volante, o modelo equipado com um motor 2.2 de cinco cilindros com turbo KKK de 750 cv e 720 Nm (capaz de atingir 0-100 km/h em 3,1 segundos e uma velocidade máxima de 310 km/h) conseguiu vencer 7 das 13 corridas que disputou no campeonato norte-americano. O facto de ter faltado às duas primeiras corridas da temporada, simplesmente porque o carro ainda estava a ser desenvolvido, poderá ter impedido que tenham conquistado o título desse ano.

Quem deu vida a exemplar único foi um conjunto de aprendizes da fábrica da Audi em Neckarsulm com a ajuda do responsável de design da marca alemã, Marc Lichte, que utilizaram como base uma RS6 Avant que de fábrica surge animada por um motor V8 4.0 biturbo com 600 cv. Para já, ainda não foram reveladas as caraterísticas técnicas desta “supercarrinha”. As primeiras fotos mostram alguns detalhes ousados, que fazem a ponte para o universo da competição, como por exemplo o esquema de cores similar ao que foi utilizado modelo homenageado, as jantes brancas com centro em vermelho e logótipo quattro, já para não falar do spoiler traseiro em vermelho e cavas das rodas alargadas. Um detalhe interessante é o escape proeminente lateral similar ao 90 de corridas.

As mudanças estendem-se também ao interior, com os bancos traseiros a serem substituídos por uma roll-cage, recorrendo a bacquets em fibra de carbono da Recaro com cintos de quatro apoios na fila da frente e redes de segurança em vez de vidros laterais dianteiros.

Deixe um comentário

*