Rivian vai combater Tesla com família de elétricos compactos

Rivian na fábrica

Depois de um SUV e de uma pick-up, os norte-americanos confirmam a produção de uma família de modelos mais pequenos especialmente dirigida à Europa e à China.

A Rivian, uma start-up sediada nos EUA, apresentou os seus dois primeiros (e promissores) produtos em 2018: o SUV de sete lugares R1S e a “full-size” pick-up R1T (na imagem), que anunciam autonomia até 480 km. Agora, a empresa com capital oriundo do Médio Oriente e que conta hoje como investidores a Amazon e a Ford, prometeu ainda o primeiro de uma nova família de modelos compactos. Como parte da estratégia de crescimento a médio e longo-prazo, de forma a conseguir para medir forças com propostas da Tesla, o CEO da jovem marca norte-americana, R.J. Scaringe adiantou à Reuters que os futuros modelos mais pequenos dirigem-se sobretudo ao mercado chinês e europeu. Contudo, para começar a investida no Velho Continente a partir de 2022 a aposta recairá em primeira instância no SUV R1S.

A primeira fábrica da Rivian situada em Normal (Illinois, EUA) já começou a produzir as primeiras unidades pré-série de um trio de produtos de lançamento, todos feitos com base na mesma plataforma: os já referidos R1T e R1S, a que se juntará um comercial elétrico de entregas para a Amazon. Nesta fábrica que pertenceu à Mitsubishi serão construídos também motores e baterias.

As primeiras entregas arrancarão em junho de 2021 no caso da pick-up e em agosto no caso do SUV. Já o comercial, do qual a Amazon encomendou 100 mil unidades, chegará no final do próximo ano.

Deixe um comentário

*