Lamborghini Jarama foi lançado há 50 anos

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O grand turismo de 2+2 lugares foi lançado com um motor V12 4.0 de 350 cv.

Batizado em homenagem à cidade espanhola situada a norte de Madrid, conhecida pela criação de touros, o Lamborghini Jarama foi mostrado ao mundo pela primeira vez no Salão de Genebra em março de 1970 e foi o último desenvolvimento do conceito de coupé GT de 2+2 lugares com motor dianteiro V12 4.0. A partir daí todos os modelos da casa de Sant’Agata Bolognese, com exceção do LM 002 e do Urus, incorporam um motor central traseiro. O motor do Jarama tinha quatro carburadores duplos Weber, uma disposição de doze cilindros em V com duplo comando de válvulas e debitava 350 cv, o que lhe permitia atingir uma velocidade máxima de 260 km/h. Seguindo a base tecnológica dos antecessores 400 GT e Islero, o Jarama foi desenhado por Marcello Gandini da Carrozzeria Bertone, assumindo formas angulares muito em voga no seu tempo. Mas não é apenas a sua aparência que o torna especial.

Uma das suas características do Jarama é que vinha equipado com quatro travões de disco de grandes dimensões (ventilados internamente no eixo dianteiro – o que obrigou ao alargamento da via em 10 cm) e com umas complexas jantes em magnésio Campagnolo de 15 polegadas. O Jarama vinha munido de um interior particularmente luxuoso para o seu tempo, com revestimentos em couro e ar condicionado. Além de ser um desportivo, era um modelo com uma bagageira relativamente grande.

No Salão de Genebra de 1972 foi apresentado o Jarama GTS com 365 cv, que possuía uma entrada de ar transversal no capot e duas entradas de ar atrás dos arcos das rodas da frente. Por dentro, esta versão mais potente incorporou um painel de instrumentos redesenhado e novos bancos da frente reconfigurados de forma a facilitar o acesso aos lugares posteriores. Novas era também as jantes de liga leve com uma porca de aperto central, embora com um desenho menos elaborado.

Os modelos de pré-produção do Jarama foram feitos pela Carrozzeria Marazzi, em Caronno Pertusella, tal como tinha acontecido com o Islero. Os modelos de produção em série passaram para as mãos da Carrozzeria Bertone, em Grugliasco (perto de Turim). Foram produzidos apenas 382 exemplares do Jarama (176 unidades do GT e 152 do GTS).

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