Exemplar único do Isdera Commendatore 112i vai a leilão

Isdera Commendatore 112i View Gallery 43 photos

O modelo desenvolvido por Eberhard Schulz é alimentado por um motor V12 de 6.0 litros da Mercedes-Benz.

Hoje em dia, a produção de automóveis “one-off” é uma prática comum entre construtores que queiram demonstrar as suas capacidades técnicas ou até criar algo verdadeiramente exclusivo. Contudo, na década de 90, a existência de um exemplar único significava que, provavelmente, havia sido uma tentativa ou experiência infrutífera. É o caso deste Isdera Commendatore 112i que se prepara agora para ser leiloado.

Imaginado e construído por Eberhard Schulz tendo em vista a participação nas 24 Horas de Le Mans, o modelo seria batizado com a alcunha de Enzo Ferrari. De forma a reduzir ao máximo o seu peso, seria desenvolvido com base num chassis tubular anexado a uma carroçaria fabricada em GRP (plástico com reforço de fibra de vidro). Atrás do condutor, Schulz decidiu colocar um motor V12 de 6.0 litros proveniente da Mercedes-Benz que produzia mais de 400 cv de potência graças ao sistema DOHC (com dupla árvore de cames à cabeça). Para além disso, receberia uma versão adaptada de uma transmissão da RUF que incluía uma sexta velocidade, com o objetivo de alcançar os 340 km/h de velocidade máxima. Contudo, o engenheiro seria forçado a abandonar o projeto devido a uma crise económica no Japão, o local onde estavam sediados os seus maiores investidores.

Para a história ficou apenas um exemplar, com apenas 10 mil quilómetros percorridos, que irá ser leiloado pela RM Sotheby’s num evento marcado para fevereiro do próximo ano em Paris. Apesar de não ter sido estipulado um preço de reserva, é esperado de consiga atingir valores que não estão ao alcance de todos… Uma circunstância natural visto que estamos a falar de um automóvel verdadeiramente especial.

Deixe um comentário

*