Hyundai Ioniq 5 tem 313 cv e até 450 km de autonomia

Hyundai 45 EV concept View Gallery 2 photos

First Edition do SUV elétrico sul-coreano tem tração integral e um teto solar.

Em agosto, a Hyundai anunciou a criação da submarca Ioniq para a próxima vaga de modelos elétricos. No plano inicial está o lançamento de três modelos: um SUV compacto chamado Ioniq 5, uma berlina Ioniq 6 e um SUV de grandes dimensões Ioniq 7. O primeiro a chegar é o Ioniq 5 e o teaser mais recente aponta para a estreia entre o final de janeiro e o início de fevereiro. Sabe-se também que o SUV 100% elétrico será uma evolução do 45 Concept (na imagem). Contudo, o The Korean Car Blog conseguiu apurar as caraterísticas técnicas da edição de lançamento First Edition, que já está disponível para pré-encomenda online na Áustria desde 18 de dezembro (até 31 de janeiro). Neste país europeu, esta edição será limitada a 150 unidades, sendo que as primeiras entregas estão previstas para junho/julho de 2021.

Este Ioniq 5 contará com uma bateria de 58 kWh de capacidade a garantir-lhe até 450 km de autonomia (WLTP). Este pack de baterias servirá para alimentar dois motores elétricos, um por cada eixo (o que lhe possibilitará ter tração integral), com um débito total de 313 cv. O modelo com um sistema elétrico de 800 V (capaz de suportar carregamentos rápidos que permitem encher entre 20 e 80% da bateria em 18 minutos – o equivalente a 250 km de autonomia) contará ainda com um teto solar (solução já utilizada no Sonata Hybrid, que não se comercializa em Portugal) e com câmaras em substituição dos convencionais espelhos retrovisores exteriores. Ao que tudo indica, o SUV elétrico sul-coreano será capaz de acelerações de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos.

Além desta configuração do First Edition, o Ioniq 5 estará disponível com um pack de baterias de 73 kWh a garantir até 550 km de autonomia.

Com dimensões semelhantes às do Tucson, o Ioniq 5 terá 4640 mm de comprimento, 1890 mm de largura e 1600 mm de altura. A sua principal diferença são os 3000 mm de distância entre eixos, que surgem ao nível do SUV Palisade (comercializado no mercado australiano).

O Ioniq 5 será o primeiro modelo feito com base na plataforma modular E-GMP, exclusiva para modelos elétricos, que será utilizada nos próximos elétricos da Kia e da Hyundai.

Deixe um comentário

*