Ioniq é a nova submarca de carros elétricos da Hyundai

Hyundai Ioniq View Gallery 2 photos

Até 2024, será lançado um crossover, uma berlina e um SUV com o novo símbolo.

A Hyundai já tem uma submarca dedicada aos modelos de luxo, a Genesis. Agora é a vez da criação de uma submarca exclusiva para modelos elétricos: a Ioniq. O novo emblema herda o nome de um modelo da marca sul-coreana que tem uma gama formada por uma versão elétrica, outra híbrida plug-in e outra “mild hybrid”. Esta decisão de apostar numa submarca exclusivamente dedicada aos modelos “zero emissões” é justificada pelo objetivo do grupo Hyundai-Kia-Genesis de alcançar vendas anuais de 1 milhão de carros elétricos até 2025 – e tornar-se no líder mundial nesta franja de mercado.

Para materializar esta estratégia, a Hyundai terá uma plataforma modular específica para carros elétricos, a E-GMP. A marca asiática prevê também apostar num sistema de carregamento ultra-rápido ao estilo da Tesla, até 350 kW, possível com uma arquitetura de 800 V. Outro pilar do novo plano é refazer o conceito de interior do carro, com maior nível de ajuste dos bancos, ligação wireless e um porta-luvas tipo gaveta, entre outros.

A Hyundai quer lançar três novos modelos elétricos nos próximos quatro anos já com o selo Ioniq. Entre eles constará já em 2021 o Ioniq 5, um crossover médio derivado do 45 concept exibido no Salão de Frankfurt de 2019 e que contará com uma habitabilidade alinhada com a do Santa Fe, segundo a marca. Seguir-se-á em 2022 a berlina desportiva Ioniq 6 que evoluirá do protótipo Prophecy também do ano passado. E no início de 2024 chegará o SUV de grande porte Ioniq 7.

Para já, o Ioniq tal como o conhecemos e o Kauai Electric continuarão a ter símbolo da Hyundai.

Deixe um comentário

*