Spania GTA Spano vai a leilão

Spania GTA Spano View Gallery 4 photos

Este exemplar é o único sobrevivente da segunda versão do exclusivo supercarro espanhol.

Quando pensamos em automóveis produzidos pelo nosso país vizinho, a Seat é a marca que assume uma posição de destaque. Ainda assim, apesar de ser um facto relativamente desconhecido, a verdade é que “nuestros hermanos” também produzem um supercarro muito especial intitulado Spania GTA Spano. Mesmo não tendo sido muito divulgado, sabe-se agora que foi colocado em leilão um exemplar da segunda versão.

Nascido a partir do sonho de Domingo Ochoa, o fundador da Spania GTA, o Spano foi apresentado pela primeira vez em 2011. Com a produção limitada a 99 exemplares, acabaria por nunca conseguir conquistar compradores suficientes. Dada essa prestação comercial, os responsáveis pelo construtor espanhol apresentariam, dois anos mais tarde, uma segunda versão que incorporava diferenças significativas na sua conceção. O modelo passaria a adotar uma estética mais agressiva e o chassis em forma de monocoque receberia elementos em grafeno, uma das formas cristalinas do carbono. Para além disso, acomodava um novo motor V10 biturbo de 7,9 litros proveniente da primeira geração do Dodge Viper, que debitava 938 cv de potência e 1220 Nm de binário enviados às rodas traseiras através de uma transmissão sequencial de sete velocidades produzida pela CIMA. O resultado é um supercarro que pesa apenas 1450 kg, consegue acelerar dos 0-100 km/h em apenas 2,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 370 km/h.

Apesar do esforço da Spania GTA, foram construídos apenas dois exemplares da segunda versão, dos quais apenas um sobreviveu até aos dias de hoje. Esse exemplar é precisamente este Spano que pode observar nas imagens. Percorreu somente 8500 km desde que saiu da fábrica e foi mantido num estado absolutamente imaculado. Sendo o único Spania GTA Spano sobrevivente desta segunda versão, quase poderia assumir o estatuto de “one-off”. Seja como for, é um automóvel verdadeiramente único que merecia ter sido mais bem-sucedido. Prepara-se agora para ser leiloado pela RM Sotheby’s num evento que terá lugar em Paris, no próximo dia 13 de fevereiro. Não existem estimativas para o seu preço, mas poderá atingir um valor na ordem dos sete dígitos.

Deixe um comentário

*