Ioniq 5 promete 100 km de autonomia em 5 minutos de carga

Hyundai Ioniq 5 View Gallery 4 photos

Concorrente do VW ID.4, o SUV elétrico da Hyundai será revelado oficialmente em fevereiro.

Em jeito de teaser, a Hyundai mostrou as primeiras imagens do Ioniq 5, que revelará oficialmente em fevereiro. A sua chegada ao mercado está prevista para o início do verão. Este SUV será o primeiro modelo feito com base na plataforma E-GMP, que servirá para 23 novos modelos a lançar pelo grupo sul-coreano nos próximos cinco anos. O Ioniq 5 é também o primeiro modelo a lançar sob a alçada da nova submarca Ioniq, totalmente dedicada a modelos “zero emissões”.

Este SUV compacto da Hyundai com 4,6 metros de comprimento, concorrente do VW ID.4, virá dotado de algumas inovações tecnológicas. Além de permitirá atualizações de software “over the air”, o Ioniq 5 será capaz de efetuar carregamentos ultrarrápidos, possibilitando obter o equivalente a 100 km de autonomia (WLTP) em apenas 5 minutos de “encosto” à tomada. O modelo virá munido de um sistema elétrico de 800V, tal como o Porsche Taycan, que dará igualmente acesso à rede de carregamentos Ionity, com capacidade para carregar até 350 kW. Além disso, conta com um sistema V2L, através do qual o carro opera como gerador de energia para aparelhos.

Esteticamente, o Ioniq 5 é uma evolução do 45 Concept mostrado na edição de 2019 do Salão de Frankfurt. Aliás, as imagens teaser (aclaradas) que aqui publicamos permitem perceber que, em princípio, pouco mudará no modelo de produção retro-futurista. A secção dianteira apresenta faróis quadrados vanguardistas cujo formato remete para os pixéis, além de um capot ondulado ao estilo dos modelos desportivos, a que se juntam jantes de 20 polegadas (as maiores atualmente no catálogo da marca). A traseira permanece praticamente igual ao concept. Por dentro, além de um ambiente tecnológico e “clean”, o SUV contará com luz ambiente e “touch pads”. As imagens espia mostram um ecrã disposto na horizontal que ocupa quase todo o tablier.

A versão de lançamento do Ioniq 5 terá uma configuração de dois motores (um por eixo) e 313 cv. O motor elétrico é alimentado por uma bateria de iões de lítio com 58 kWh de capacidade, que providencia até 450 km de autonomia. Este SUV elétrico poderá chegar a uma velocidade máxima de 260 km/h.

Deixe um comentário

*