Novo Lada Niva chega em 2024

Lada Niva Vision

Off-roader será feito com base na plataforma CMF-B da aliança e virá em dois tamanhos de carroçaria.

Uma das novidades que o grupo Renault anunciou hoje foi que lançará uma nova geração do Lada Niva daqui a três anos – a primeira desde 1976. Para adoçar o apetite, foram já publicadas as primeiras imagens de um protótipo Vision. Este Niva moderno será feito com base na plataforma modular CMF-B da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, que será utilizada, por exemplo, também no novo Dacia Bigster.

O primeiro “sketch” mostra que o Niva manterá muitos dos seus detalhes caraterísticos, nomeadamente os faróis circulares e colocados numa posição elevada, embora com um cunho atual. Destaque para as cavas das rodas pronunciadas e para-choques robustos, tipicamente de todo o terreno. Uma das hipóteses é que o novo Niva possa vir a ser o primeiro Lada a receber uma versão eletrificada. O novo Lada estará disponível em dois tamanhos de carroçaria dentro das dimensões do segmento C, sendo que ambos estarão aptos a receber tração integral e contarão com uma altura ao solo generosa.

A estratégia da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi passa por expandir quer a Lada quer a Dacia em novos mercados e segmentos – sem perder o posicionamento “low cost”. O Niva será apenas um dos quatro modelos da Lada a lançar nos próximos quatro anos – incluindo um SUV do segmento C que se posicionará como topo de gama, previsto para 2025.

A Lada está integrada no grupo da Renault desde 2008, altura que em a marca russa foi comprada à Avtovaz. A Lada tem atualmente uma quota de mercado de 20% da sua terra-natal, com o Granta e o Vesta a ocuparem o primeiro e o segundo lugar nas vendas, respetivamente.

Deixe um comentário

*