Clássico Porsche 914 renasce com motor do Cayman

1975 Porsche 914 restomod by Fifteen Eleven Design View Gallery 3 photos

Neste “restomod”, a Fifteen Eleven Design trocou o motor 2.0 um seis cilindros da VW por 3.4 mais moderno.

A Fifteen Eleven Design, a divisão de clássicos da equipa Mellors Elliot Motorsport do WRC, vai lançar uma reinterpretação moderna do Porsche 914/6 de 1975. Os primeiros exemplares só deverão começar a ser produzidos (em números limitados) em junho, mas já é possível encomendar este “restomod” (em versões de volante à esquerda ou à direita), com preços estimados a partir dos 260 mil euros. Ao contrário do que sucedia com 914 original, que surgia animado por um motor 2.0 de seis cilindros de 110 cv fornecido pela Volkswagen, esta nova versão vem equipada com um motor 3.4 de seis cilindros boxer e caixa manual de seis velocidades – um conjunto utilizado no Cayman S de segunda geração (987). As especificações do novo modelo ainda não foram reveladas, mas mesmo que não faça “upgrades” no novo bloco, os 325 cv equivalem a cerca do triplo da potência do 914 original.

Este 914 revisitado deverá incluir discos ventilados maiores, pinças da Brembo de quatro êmbolos e reforços ao nível do chassis, de modo a conseguir lidar melhor com o aumento da potência. Aliás, para o efeito, os engenheiros recorreram à arquitetura da suspensão do Cayman, acrescentando uma configuração de tipo “coilover” ajustável manualmente. A Fifteen Eleven tem ainda na manga a utilização de vários elementos em fibra de carbono, que empregará nos arcos das rodas, no novo para-choques dianteiro e no capot. Outro detalhe novo é um spoiler ativo encaixado na tampa da mala, acionável automaticamente a velocidades mais elevadas. Esteticamente, este 914 modernizado traz novos faróis em LED, em vez dos tradicionais faróis escamoteáveis. Contudo, não há mexidas na clássica silhueta estilo targa – sendo que, neste caso, o preparador britânico vai fabricar um novo painel em vidro. Este “makeover” fica concluído no exterior com um escape em aço inoxidável, jantes Fuchs de 18 polegadas e pneus Michelin Pilot Sport.

Por dentro, destaque para os bancos Recaro revestidos em couro, novos pedais AP com acelerador “by-wire” e realocaram alguns componentes com vista a aumentar o espaço para as pernas.

Antes deste Porsche 914 restomod, a Fifteen Eleven Design produziu “remakes” do Ford Escort Mk I e um Maserati 3500 GT.

Deixe uma resposta

*