Toyota desenvolve versão autónoma do GR Supra para “drift”

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O projeto está a ser preparado em conjunto com investigadores da Universidade de Stanford.

Num momento em que a condução autónoma é um dos temas mais debatidos no seio da indústria automóvel, a Toyota decidiu apresentar uma versão autónoma do GR Supra especialmente dedicada ao “drift”. Esta iniciativa está a ser realizada pelos engenheiros do Toyota Research Institute em parceria com investigadores da Universidade de Stanford.

Segundo os responsáveis do projeto, o principal objetivo é conseguir desenvolver “algoritmos de controlo sofisticados que amplifiquem as capacidades de condução humanas e mantenham as pessoas seguras”. Na fase em que se encontram, os sistemas já são capazes de executar manobras evasivas que superam as habilidades de um condutor “normal”, especialmente em condições de pouca aderência. Como tal, o GR Supra equipado com este mecanismo consegue realizar derrapagens controladas sem colocar em perigo os ocupantes.

O processo tem sido concretizado graças a um conjunto de dados recolhidos através do exemplo de alguns dos melhores pilotos de “drift”. Gill Pratt, o CEO do Toyota Research Institute, já fez saber que a tecnologia será patenteada e distribuída para que outros construtores tenham acesso. Mesmo sendo um mecanismo que aumentará a segurança rodoviária, a verdade é que nunca conseguirá substituir o prazer de condução proporcionado por esse tipo de momentos…

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