Mundial de resistência regressa a Portugal 44 anos depois

Calendário do WEC 2021 View Gallery 2 photos

Portimão substituirá Sebring como prova de abertura do WEC de 2021.

A FIA confirmou que a primeira jornada no Campeonato Mundial de Resistência será disputada no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, entre 2 e 4 de abril. As 8 Horas de Portimão, que marcam o regresso do Mundial de Resistência a Portugal 44 anos depois, substituirão as 1000 Milhas de Sebring (nos EUA – que assim são canceladas pelo segundo ano consecutivo) devido à rápida evolução da Covid-19 e das diretivas do Governo norte-americano na restrição de voos oriundos de vários países. Esta decisão tinha de ser tomada com caráter de urgência, uma vez que as equipas precisão de começar a preparar a nova temporada. O facto de a maioria das equipas estar sediada na Europa fez pender a decisão para o circuito algarvio, que também acolherá os testes de pré-temporada entre 30 e 31 de março. O restante calendário da nona temporada do WEC mantem-se para já inalterado.

O AIA tem recebido desde 2017 o European Le Mans Series (ELMS) e em 2020 o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 (que poderá vir a repetir-se este ano).

A última passagem do Mundial de Endurance por Portugal aconteceu em 1977, com Arturo Merzario (num Alfa Romeo 33SC12) a vencer a prova disputada no Autódromo do Estoril.

Calendário do Mundial de Endurance

30-31 de março – Prólogo (Portimão)

4 de abril – 8 Horas de Portimão

1 de maio – 6 Horas de Spa

12-13 de junho – 24 Horas de Le Mans

18 de julho – 6 Horas de de Monza

26 de setembro – 6 Horas de de Fuji

20 de novembro – 6 Horas de do Bahrein

Deixe um comentário

*