Alfa Romeo Alfasud muito especial vai a leilão

Alfa Romeo Alfasud Ti Bimotore 4x4 View Gallery 23 photos

Este exemplar único com dois motores foi criado como um protótipo destinado à competição.

Apesar da tração integral no desporto automóvel ficar para sempre associada ao Audi Quattro, a verdade é que a Alfa Romeo foi dos primeiros construtores a acreditar no potencial da configuração. A ideia partiu de Gianfranco Mantovani que, em 1974, resolveu construir um protótipo de um Alfasud Ti destinado à competição. Um autêntico pedaço de história que agora se prepara agora para ser leiloado.

Terminado em 1977, o exemplar único que pode observar nas imagens foi modificado para acomodar dois motores boxer 1.2 de quatro cilindros com 68 cv, um no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro. Como seria de esperar, dada a complexidade da transformação e a tecnologia disponível nos anos 1970, o protótipo recebeu duas caixas de velocidades ligadas entre si, dois sistemas de escape e dois sistemas de ignição distintos, sendo possível ligar apenas um motor de cada vez. Para além disso, uma vez que o motor traseiro passou a ocupar o lugar dos assentos traseiros, o depósito de combustível foi movido para a bagageira. Ainda assim, no exterior, este Alfa Romeo Alfasud Ti Bimotore 4×4 Wainer acabaria por receber apenas duas entradas de ar na zona posterior, o único aspeto diferenciador quando comparado com as outras versões de produção.

Ao ser um projeto inovador com uma elevada complexidade, nunca chegaria a ser produzido nem autorizado a circular em estradas públicas. Permanece num estado imaculado e foi recentemente pintado de acordo com o protótipo original. Será leiloado num evento organizado pela RM Sotheby’s que terá lugar em Paris, França, no próximo dia 13 de fevereiro. O seu preço está disponível sob consulta.

Deixe um comentário

*