BMW M1 que pertenceu a Paul Walker está em leilão

BMW M1 AHG Studie View Gallery 19 photos

Este exemplar raro foi alvo de modificações por parte do distribuidor germânico AHG.

O M1 marcou de forma indelével a história da BMW ao ser o primeiro modelo de produção com o motor colocado em posição central do construtor com sede em Munique. Lançado em 1978 tendo em vista a participação no Grupo 5 do Campeonato do Mundo de Resistência, os engenheiros acabariam por ser forçados a produzir 400 unidades de homologação devido a alterações nos regulamentos. Mais de trinta anos depois, um exemplar que pertenceu ao falecido ator Paul Walker, está a ser leiloado.

Curiosamente, estamos a falar de uma unidade muito especial que foi alvo de modificações por parte do distribuidor germânico AHG. Idealizado por Peter Gartemann, este pacote do M1 é conhecido por reproduzir de forma fiel a versão de competição “Procar”, um modelo desenvolvido especificamente para o troféu monomarca da BMW que reunia pilotos de várias categorias. Apesar de o interior ter permanecido maioritariamente inalterado, o M1 AHG Studie incorporava apêndices aerodinâmicos mais salientes, uma de asa traseira maiores dimensões e umas novas jantes de 16 polegadas da BBS. Para além disso, receberia uma suspensão ajustável e uma embraiagem de competição adaptada ao motor M88 de seis cilindros em linha com 3,5 litros, que passou a debitar 350 cv de potência graças a modificações no sistema de escape. O esquema de pintura único com as cores da M é a “cereja no topo do bolo”.

Antes de ser transformada, a unidade que pode observar nas imagens havia sido originalmente entregue a um concessionário localizado em Bielefeld, na Alemanha. Mais tarde, seria importada para os Estados Unidos da América onde fez parte de três coleções diferentes, incluindo a da AE Performance detida por Paul Walker e Roger Rodas. Percorreu aproximadamente 7 mil quilómetros e está a ser leiloado pela Bring a Trailer num evento que terminará no dia 1 de fevereiro. O seu valor atual situa-se nos 320 mil euros.

Deixe um comentário

*