Lexus IS 500 F Sport Performance marca regresso do V8 5.0

Lexus IS 500 F Sport Performance View Gallery 29 photos

Modelo desportivo de 472 cv é exclusivo para o mercado norte-americano.

A Lexus revelou hoje o IS 500 F Sport Performance, a variante mais “picante” da berlina IS. Contudo, tal como sucede com o IS convencional, este novo F Sport Performance não virá para a Europa. Uma das novidades do novo modelo desportivo, que estará disponível nos EUA a partir do outono, é o regresso do motor V8 5.0 naturalmente aspirado com 472 cv às 7100 rpm (mais 160 cv que o V6 3.5 do IS 350) e 535,5 Nm às 4800 rpm, acoplado em exclusivo a uma caixa automática de oito velocidades. Esta versão F Sport Performance anuncia 0-100 km/h em 4,6 segundos e uma média de consumos de 9,8 l/100 km. O IS 500 F Sport Performance pesa 1765 kg, mais 64,86 kg que o IS 350 F Sport.

Mas, apesar de não ser um F Sport assumido, este IS 500 F Sport Performance é mais do que apenas um IS com um motor grande. O modelo integra de fábrica o Dynamic Handling Package que inclui uma suspensão adaptativa e um diferencial autoblocante Torsen. Realce ainda para o sistema de amortecimento desportivo no eixo traseiro de origem Yamaha, com o objetivo de proporcionar maior agilidade, maior estabilidade a velocidades mais elevadas e o conforto a velocidades mais reduzidas. Os discos de travão em alumínio são de 356 mm à frente e de 322 mm atras. Em termos de tecnologia, realce para o Safety System+ 2.5 que contempla o sistema de deteção de peões, assistente de emergência na direção, cruise control adaptativo, aviso de saída de faixa com assistente na direção, máximos automáticos, entre outros. Visualmente, a berlina inclui um capot com um visual mais agressivo com uma protuberância adicional de 5 cm e cavas das rodas alargadas de modo a encaixar as jantes de 19 polegadas de 10 raios. Tal como sucede com o RC F e com o antigo IS F, o novo IS 500 F Sport Performance inclui quatro ponteiras de escape (duas de cada lado), encaixados num difusor traseiro remodelado. Realce ainda para o spoiler traseiro em preto na tampa da mala, contorno em preto cromado em redor dos vidros traseiros e para-choques mais proeminentes.

Por dentro, há algumas alterações a assinalar, nomeadamente um volante aquecido de fábrica e pedais diferentes. Nota também para a animação específica no painel de instrumentos e logótipos específicos (incluindo na soleira das portas). Existem à disposição cinco modos de condução, incluindo um modo Sport S e outro Sport S+, com uma afinação mais desportiva do motor, transmissão, direção e do amortecimento.

Deixe um comentário

*