Raro Alfa Romeo Giulia Sprint GTA 1600 Corsa está à venda

Alfa Romeo Giulia Sprint GTA 1600 Corsa View Gallery 17 photos

Trata-se de uma das 501 unidades de competição que também está homologada para estrada.

O Giulia GTA 1600 Corsa é a versão de corridas do Giulia GTA (cujo acrónimo significa Gran Turismo Alleggerita). Agora, um dos 501 exemplares desta variante de competição, construída e homologada em 1969, está à venda. A carreira desportiva do modelo com chassis #848003 começou em 1973 quando o piloto amador Bernd Fischer o levou a Hockenheim para disputar uma corrida a contar para o campeonato AvD/ACS. Após a corrida, o colecionador Michael Heine abordou Fischer com o objetivo de comprar o carro – tendo ficado com ele até 2005, altura em que o restaurou cuidadosamente para depois o vender. Nas mãos do seu dono seguinte, Frank Strothe, o carro participou em diversas competições entre até 2012, ano em que transitou para Peter Praller, presidente do preparador de competição Formula GT.

O Giulia Sprint 1600 Corsa pesa apenas 740 kg, devido à utilização de materiais leves, nomeadamente alumínio e vidros em folha acrílica Perspex. Debaixo do capot está um motor de 1.6 modificado pela divisão desportiva Delta, com pistões de maior compressão e outros componentes específicos que aumentam a potência para 172 cv. Entre outras das alterações produzidas para esta variante, destaque para as relações de caixa mais curtas, a introdução de um diferencial de deslizamento limitado e de travões ATE à frente e atrás, acompanhados de jantes de 15 polegadas.

Este carro de competição que também está homologado para circular em estrada está à venda no site alemão Mechatronik por 309 mil euros.

Deixe um comentário

*