SUV elétrico da Toyota já tem data de estreia

Toyota BZ3 View Gallery 2 photos

Concorrente do VW ID.4 e do Nissan Ariya terá plataforma desenvolvida em conjunto com a Subaru.

A Toyota vai estrear no Salão de Xangai, que se realizará entre 21 e 28 de abril (com os dias dedicados à imprensa a arrancarem a 17 de abril), na China, o protótipo que abre caminho para o seu primeiro modelo elétrico. O modelo, cujo nome ainda não foi revelado, mas ao qual se tem vindo a referir como BZ3, será um SUV de dimensões similares às do RAV4. Esta proposta, potencial concorrente de propostas como o VW ID.4 e o Nissan Ariya, será feita com base numa plataforma modular dedicada a modelos elétricos, e-TNGA, desenvolvida em conjunto com a Subaru. Esta estrutura está apta a servir de base a modelos de tração dianteira, traseira ou integral, podendo também albergar diferentes tamanhos de bateria. O SUV será o primeiro de seis modelos elétricos que serão feitos com recurso à base e-TNGA. Na calha está um SUV compacto que está a ser desenvolvido a meias com a Suzuki, um crossover, um SUV de grandes dimensões, uma berlina e um monovolume. O objetivo da Toyota é lançar mais de 60 modelos “eletrificados” novos ou atualizados até 2025. O construtor estima que nessa altura mais 70% das suas vendas serão modelos híbridos.

Já há algum tempo que circulam na internet patentes de um modelo com caraterísticas similares às deste BZ3. Este não será o primeiro modelo elétrico da Toyota, uma vez que já é comercializada na China uma variante “zero emissões” do C-HR, produzida por intermédio da joint venture Toyota-GAC. Além disso, a marca nipónica já vendeu variantes 100% elétricas do RAV4 nos EUA.

Este modelo que começará por ser aposta no mercado europeu deverá ser desvendado no formato de produção ainda este ano. O BZ3 será produzido no Japão numa fábrica dedicada a modelos elétricos.

Deixe um comentário

*