Triciclo elétrico Daymak promete 0-100 km/h em 1,8 segundos

Daymak Spiritus View Gallery 12 photos

Previsto para 2023, o canadiano Spiritus pretende ser o modelo de três rodas mais rápido do mundo.

Nem só de ecologia vivem os veículos elétricos e prova disso mesmo é o novo triciclo elétrico dos canadianos da Daymak. A proposta vem da subsidiária Daymak Avvenire chama-se Spirtus e estará disponível em dois formatos a partir de meados de 2023. Apesar de ainda ser virtual, este novo Daymak Spiritus promete ser o modelo de três rodas mais rápido do mundo. A primeira variante à disposição, mais convencional, chama-se Spiritus Deluxe, tem tração traseira e um motor de 75 kW/100 cv alimentado por uma bateria de 36 kWh. Com 170 kg de peso, este modelo de três rodas anuncia uma autonomia até 290 km, uma velocidade máxima próxima dos 140 km/h e 0-100 km/h em cerca de 7 segundos. Custa 17 mil euros. Já a mais “espigada” versão Ultimate deste triciclo conta com três motores elétricos (um por roda) a debitarem um total de 147 kW/197 cv. Este modelo de dois lugares com 160 kg anuncia 0-100 km/h em 1,8 segundos e uma velocidade máxima de 210 km. A bateria de 80 kW/h de capacidade garante-lhe autonomia até 480 km. Este concorrente do Polaris Slingshot custa 127 mil euros. As pré-encomendas (mediante um sinal que pode variar entre 100 e 50 mil euros) já estão abertas, sendo que o valor angariado servirá para financiar o desenvolvimento e produção do modelo que ainda se encontra em fase de protótipo. A Daymak diz que precisa de pelo menos 50 mil interessados para poder avançar com o projeto.

O Spiritus é feito com base num chassis tubular, tem uma suspensão de triângulos sobrepostos com jantes de 18 polegadas no eixo dianteiro com um sistema “push rod” horizontal. Atrás, um braço articulado fundido com um único braço, que é apoiado diretamente no chassis por dois suportes quase horizontais, segura a única roda traseira, com jante de 19 polegadas, e o motor elétrico. Possui 3,85 metros de comprimento, 2,67 m de distância entre eixos, 2,10 m de largura e 1,28 m de altura.

Ambas as versões possuem dois lugares, portas com abertura em tesoura, um pequeno painel solar, acesso mãos livres, integração Bluetooth, alarme, quatro airbags e cintos de três apoios. O Ultimate distingue-se por ter carroçaria em fibra de carbono, ecrã para o passageiro e portas de abertura automática. Está também apto a incorporar um sistema de condução autónoma, um sistema de carregamento “sem fios”, suspensão específica, alarme por GPS, sistema de infotainment e câmara de marcha-atrás.

Deixe um comentário

*