F1 confirma qualificação de Sprint em três grandes prémios

F1 terá qualificações Sprint

Novo método de qualificação consiste numa corrida de 100 km e envolve a atribuição de pontos.

A Fórmula 1 vai ter qualificação de Sprint em três grandes prémios durante a presente temporada. O novo sistema de qualificação consiste numa corrida de 100 km no sábado à tarde que decidirá a ordem da grelha de partida na prova de domingo. Os três primeiros classificados na qualificação para o Sprint de sábado receberão pontos, com o primeiro lugar a receber três pontos, o segundo dois pontos e o terceiro um ponto. Cada equipa poderá escolher dois conjuntos de pneus para esta qualificação de Sprint.

Nos fins de semana de qualificação de Sprint realizar-se-á apenas uma sessão de treinos de uma hora às sextas-feiras, em vez de duas sessões, e uma sessão de qualificação para a corrida de Sprint. Ao sábado de manhã manter-se-á a sessão de treinos de uma hora, com a corrida de Sprint a disputar-se à tarde. As equipas só poderão utilizar pneus macios durante a qualificação nesses eventos, e terão um máximo de cinco conjuntos disponíveis. Na qualificação de Sprint não haverá requisitos para paragens nas boxes, e o DRS estará operacional.

Ainda não é oficial, mas sabe-se que o sistema será utiliza em duas corridas na Europa (em princípio em Silverstone e Monza) e outra fora da Europa (possivelmente no Brasil).

Deixe um comentário

*