Hyundai revela o seu primeiro SUV desportivo Kauai N

Hyundai Kauai N View Gallery 14 photos

Modelo de 280 cv com caixa de dupla embraiagem anuncia 0-100 km/h em 5,5 segundos.

A Hyundai apresentou oficialmente o Kauai N, o primeiro SUV de assinatura desportiva da sua história. O novo modelo recorre ao mesmo conjunto motor/caixa do i30 N, ou seja, um 2.0 T-GDI de quatro cilindros turbo a gasolina a debitar 280 cv e 392 Nm, a operar em conjunto com uma caixa de dupla embraiagem de oito velocidades N DCT.

Esta caixa permite maior capacidade de aceleração e passagens mais rápidas, possuindo para o efeito três modos específicos. N Power Shift, N Grin Shift e N Track Sense Shift. O N Power Shift (NPS) é ativado quando o veículo acelera com mais de 90 por cento do acelerador, mitigando assim qualquer redução no binário durante as mudanças de velocidade altas de forma a garantir potência máxima para as rodas. Deste modo, aumenta o prazer de condução, dando uma sensação de “empurrão” na passagem para mudanças altas. O som que acompanha a mudança de velocidade, que vem do corte parcial do cilindro da saída de escape, destaca o caráter desportivo do veículo. O N Grin Shift (NGS) potencia o desempenho do motor e da transmissão DCT durante 20 segundos. De forma a garantir uma aceleração máxima, o veículo irá mudar diretamente para a velocidade mais adequada. Para ativar esta função, o condutor pressiona um botão no volante iniciando uma contagem decrescente no cluster, que mostra os segundos restantes para que fique ativada. Após o boost provocado por esta função, os condutores devem esperar pelo menos 40 segundos para a utilizar novamente. Esta função permite que o condutor tire partido de todo o potencial do veículo apenas pressionando um botão, por exemplo, quando procura melhorar o seu tempo em pista. Também pode ser útil na ultrapassagem ou na entrada de uma autoestrada. Por fim, o N Track Sense Shift (NTS) otimiza a transmissão para uma condução em pista, permitindo que o condutor se concentre no volante. Reconhece as condições ideais para uma condução dinâmica e é ativado automaticamente. O veículo seleciona a mudança e o tempo correto de mudança de velocidade, em condições de condução desportiva para fornecer a melhor performance, tal como um piloto profissional de corrida.

O “hot SUV” de tração dianteira, um potencial concorrente do Ford Puma ST, pesa 1510 kg e anuncia 0-100 km/h em 5,5 segundos, além de ser capaz de atingir uma velocidade máxima de 244 km/h. Surge equipado com pneus Pirelli P Zero específicos, jantes forjadas de 19 polegdas, travões maiores e reforços adicionais na carroçaria, de modo a favorecer a estabilidade em curva. Nota especial para o diferencial antideslizamento controlado eletronicamente chamado N Corner Carving Differential. É também possível ajustar a suspensão de forma eletrónica través de um botão. Visualmente, o Kauai N possui um kit agressivo com destaque para os para-choques na cor na carroçaria e arcos das rodas mais pronunciados. A cor Sonic Blue é exclusiva. No interior realce para o sistema de infotainment e instrumentação, ambos com ecrãs de 10 polegadas. Os modos N e Sport mudam o aspeto da referida instrumentação. O Kauai N vem equipado de série com launch control, modos de condução (Eco, Normal, Sport, N e Custom) e válvula de escape ativa.

A Hyundai quer ter no mercado 18 produtos N/N Line na sua gama até ao final do próximo ano.

Deixe uma resposta

*