BMW recorda 3.0 CSL Batmobile

BMW 3.0 CSL Batmobile

Limitado a 1265 unidades, o modelo especial de homologação foi o primeiro a envergar as caraterísticas riscas da M.

Lançado em 1972, o BMW E9 3.0 CSL foi construído como um modelo especial de homologação para correr o ETCC. Aquele que foi o primeiro carro da marca bávara a envergar as caraterísticas riscas da divisão M teve uma produção limitada a 1265 unidades. Atualmente pretende colocar a correr uma réplica do 3.0 CSL assim que acabar de reconstruir o motor. Num vídeo do canal do Youtube da divisão de clássicos da marca sediada em Munique é possível ver dois funcionários no museu a falarem um pouco da história deste emblemático modelo, cujo design marcou indelevelmente a estética das criações da BMW até hoje. Um dos exemplares sobreviventes do 3.0 CSL está no museu.

O 3.0 CSL foi apelidado de Batmobile por causa do aspeto extremamente agressivo, envergando um kit aerodinâmico com elementos que não o permitem circular em estrada nalguns países. Por exemplo, na Alemanha a asa traseira deste desportivo era ilegal – o que obrigou o construtor a entregar os carros com a asa na bagageira para que fosse o cliente a montá-la após a compra.

Este icónico coupé foi tendo vários motores ao longo do seu ciclo de produção. O motor original era semelhante ao do 3.0 CS, mas pouco depois foi colocado debaixo do capot um 3.2 de 206 cv e 286 Nm.

Deixe um comentário

*