Nio chegará à Europa no verão

Nio ES8 View Gallery 5 photos

A primeira aposta da marca chinesa será o SUV elétrico de sete lugares ES8. Seguir-se-á a berlina ET7.

O fabricante de carros elétricos premium Nio esteve nas bocas do mundo sobretudo pelo superdesportivo EP9 e pelo seu envolvimento na Fórmula E. O próximo passo da marca sediada em Xangai é o lançamento na Europa. A porta de entrada será o mercado norueguês (em primeiro lugar em Oslo), onde a Nio marcará presença para já apenas com o SUV de sete lugares ES8 já a partir de julho (com as primeiras entregas previstas para setembro). Seguir-se-á a berlina ET7 em 2022. A Nio anunciou ainda que contará com quatro concessionários que estarão aptos a realizar a troca de baterias – num processo que demora apenas três minutos. A marca chinesa vai construir a sua própria rede “Supercharged”, ao estilo da Tesla, e disponibilizar um serviço de instalação de wallbox para carregamentos domésticos. Apesar da assistência física, as encomendas são efetuadas através de uma app para smartphone. Depois da Noruega (onde já marcam presença os seus compatriotas da Xpeng e da BYD) seguir-se-ão outros mercados-chave no Velho Continente, sendo que o provável “senhor que segue” poderá ser a Alemanha.

O ES8 (nas imagens), disponível na China desde 2018, é um concorrente do Tesla Model X. O SUV de cinco metros de comprimento pode encaixar baterias de 70 ou de 84 kWh de capacidade, para um alcance máximo até 500 km (WLTP), segundo o fabricante. Estamos perante um modelo de tração integral (com um motor por eixo) capaz de debitar 650 cv. Já a berlina ET7, um rival do Tesla Model S, tem 5,1 metros de comprimento. A bateria pode ter 70, 100 e 150 kWh, o que lhe garante um alcance até 500, 700 e 1000 km (NEDC), respetivamente. A versão mais potente tem dois motores elétricos para um total de 684 cv.

Deixe uma resposta

*