Alfa Romeo 155 V6 TI vai a leilão

Alfa Romeo 155 V6 TI ITC

Modelo da Martini Alfa Corse venceu corridas do ITC nas mãos de Nicola Larini.

O Alfa Romeo 155 V6 é um dos modelos de competição mais recordados da década de noventa sobretudo pelos triunfos no DTM e ITC. Dotado de uma estética radical e de uma presença muito agressiva, graças ao seu kit aerodinâmico elaborado, este 155 estava apto a correr em qualquer campeonato. Agora, vai a leilão um exemplar da equipa Martini Alfa Corse que foi pilotado por Nicola Larini em corridas a contar para o DTM (que durante um curto período recebeu a designação ITC). Com o número de chassis #SE065-005, este 155 V6 TI ITC foi utilizado pela última vez na temporada de 1996 com o italiano ao volante, que conseguiu em 14 corridas amealhar 95 pontos, com triunfos em Mugello e Interlagos – que lhe valeram o 11º lugar. O seu melhor resultado foi o sexto lugar em Suzuka (no Japão). A equipa Martini Alfa Corse conseguiu o segundo lugar de construtores nesse ano. No seu currículo, Larini tem vitórias no Campeonato italiano de turismos em 1992 e no DTM em 1993 com a equipa Alfa Corse.

Após retirar-se, este 005 mudou de donos um par de ocasiões nas mãos de colecionadores do norte de Itália, tendo em 2018 sido comprado por um alemão. Em 2018, este colecionador levou o carro até aos especialistas da Scuderia Gran Turismo em Irschenberg (na Alemanha) para preparar o carro de modo a correr na recém-criada DTM Classics Series. As faturas comprovam que nos últimos cinco anos foram gastos mais de 350 mil euros para restaurar o carro – mantendo a patina original e componentes originais. Entre eles estão o banco e o volante originalmente utilizados por Larini. Nesta segunda vida, o #5 venceu a primeira corrida que disputou, em Norisring. Em março de 2020, o motor e a transmissão foram reconstruídos com as especificações originais.

Feito com base num chassis tubular com célula central reforçada em fibra de carbono, este Alfa Romeo 155 do ITC conta com um motor V6 2.5 de 497 cv capaz de atingir o “red line” às 12.000 rpm, surgindo associado a uma caixa semi-sequencial transaxle posicionada no eixo traseiro. Será leiloado em Milão (Itália) a 15 de junho pela RM Sotheby’s. Estima-se que possa ser arrematado entre 700 e 820 mil euros.

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