Raro Ford GT40 em alumínio vai a leilão

Ford GT40 Alan Mann Lightweight

Modelo de corridas de 1966 correu em Sebring e em Le Mans.

Entre o leque de vários modelos históricos de competição que serão leiloados em agosto em Pebble Beach está um Ford GT40 com as cores da Alan Mann Racing. Este modelo Lightweight tem a particularidade de ser um dos dois GT40 com carroçaria em alumínio.

A Alan Mann foi uma equipa privada sediada em Byfleet, Surrey (no Reino Unido), que se distinguiu pelos triunfos com os Ford Cortina de turismos, pilotos famosos que passaram pelas suas fileiras e pela decoração vermelha e dourada dos seus carros. Juntamente com a Shelby American e a Holman-Moody, a Alan Mann foi uma das três equipas que a Ford elegeu para desenvolver os GT40 de corridas. Neste caso concreto, a Alan Mann decidiu adaptar o chassis e o conjunto motopropulsor, além de aplicar medidas de redução de peso. A equipa possuía folhas de alumínio que utilizou para substituir os painéis originais em fibra de vidro. Pelo caminho foram criados dois carros: o que nos interessa para o caso, o AM-GT1, recebeu uma versão afinada para competição do motor 289 V8 combinado com uma caixa “transaxle” ZF de cinco velocidades. Este modelo provou o seu potencial durante os treinos das 12 horas de Sebring em 1966, tendo assinado o sétimo melhor tempo. Os pilotos da estreia foram Sir John Whitmore e Frank Gardner. Contudo, o carro foi obrigado a abandonar por causa de problemas na embraiagem. Em abril desse ano o carro testou em Le Mans, tendo alcançado o quarto melhor tempo. No entanto, a Ford decidiu não utilizar este carro na prova, que acabou por ser vendido à Holman-Moody. Posteriormente, o carro com número de chassis P/1085 rodou pelas mãos de vários colecionadores.

De acordo com a Gooding & Co., que vai leiloar este GT40 especial a 14 e 15 de agosto, foi restaurado recentemente pelo especialista Bob Ash durante um período que durou quase 15 anos. O #16 e a pintura remetem para o carro que testou em Le Mans em 1966. O carro venceu vários prémios desde 2019, altura em que concluiu o processo de restauro – incluindo o segundo lugar na sua categoria no Concours d’Elegance de Pebble Beach. Não foi definido nenhum preço estimado para este carro.

Entre as outras precocidades que serão leiloadas no mesmo evento constam o March 86C que venceu a Indianapolis 500 em 1986 com Bobby Rahal ao volante, o Lola T-90 com que Jackie Stewart venceu a Fuji 200 em 1966, um Chevrolet Camaro Z/28 Trans Am da Team Penske de 1967 e dois Porsche turbo.

Deixe um comentário

*