BMW vai estrear X5 a hidrogénio

BMW iX5 Hydrogen

SUV fará a sua primeira aparição no Salão de Munique, em setembro.

A BMW apresentou iX5 Hydrogen, um protótipo próximo da produção que fará a sua primeira aparição ao público no Salão de Munique, na Alemanha, em setembro. Este SUV derivado do X5 irá começar a testar no final deste ano.

O iX5 Hydrogen, uma evolução do protótipo i Hydrogen Next, diferencia-se do modelo convencional pelos detalhes em i Blue, malha na grelha dianteira e alguns componentes feitos através de impressão 3D. O SUV movido a pilha de combustível carateriza-se ainda por ter para-choques traseiros específicos, difusor e logótipos “hydrogen fuel cell”. A isso junta também jantes de 22 polegadas otimizadas aerodinamicamente e pneus feitos de borracha com origem sustentável. O interior diferencia-se apenas por alguns apontamentos em azul e logos alusivos à versão.

O sistema propulsor Fuel Cell é a principal novidade, surgindo alimentado por dois depósitos de hidrogénio construídos a partir de plástico reforçado a fibra de carbono. Estes depósitos conseguem armazenar cerca de 6 kg de hidrogénio a 700 bar e podem ser reabastecidos em cerca de 3 ou 4 minutos. Embora a marca bávara não confirme, o iX5 Hydrogen deverá incorporar a quinta geração do sistema elétrico disponível no SUV iX a debitar 374 cv.

Este protótipo é mais um sinal de que a BMW está a avaliar a breve prazo a introdução de modelos a hidrogénio. Esta oferta deverá complementar as opções 100% elétricas da gama. Este iX5 Hydrogen deverá chegar à produção numa série limitada no final de 2022 para fins de demonstração e de testes. A marca de Munique está à espera que seja desenvolvida em rede de abastecimento mais adequada que ajude à massificação dos fuel cell.

Deixe uma resposta

*