Berlina elétrica VW ID.6 “apanhada” pela primeira vez

ID.6 protótipo

Sucessor do Passat chegará em 2023 com 700 km de autonomia.

A Volkswagen vai descontinuar a berlina Passat convencional no final do atual ciclo de produto, em 2023, substituindo-a pelo ID.6 sedan. Foi agora apanhado um protótipo deste modelo elétrico conhecido internamente por Aero B, que evoluirá do concept ID.Vizzion de 2018.

Apesar da camuflagem considerável, é possível que a berlina conta com faróis de formato afilado a convergirem para o centro, um capot ondulado e uma grelha fechada e um avental dianteiro alinhados com a restante família de elétricos ID. Este Passat elétrico possui vãos curtos, o que indicia que estamos perante um modelo com mais espaço interior comparativamente com o antecessor térmico. O perfil é de estilo coupé, similar ao do Vizzion, e permitirá um elevado coeficiente aerodinâmico. Os puxadores das portas são escamoteáveis. Já a traseira segue o estilo do Arteon, com um óculo reduzido, um pequeno spoiler e uns farolins em LED ligados por um filamento luminoso. Fica a promessa de interior com muito espaço (ao nível de um Phaeton – descontinuado em 2016) e elevada qualidade. O responsável máximo pela marca de Wolfsburg, Ralf Brandstätter diz que o novo modelo terá uma autonomia máxima até 700 km, quando equipado com o pack de baterias maior de 84 kWh. Estão previstas também baterias de 58 e 77 kWh. Existirão versões de tração traseira e integral, sendo que para mais tarde está prevista a chegada de uma variante desportiva GTX que será capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,6 segundos.

O ID.6 (não confundir com um SUV com o mesmo nome que é comercializado na China) será produzido juntamente com o ID.4 em Emden, na Alemanha. Além do sedan está previsto um ID.6 carrinha (derivada do ID. Space Vizzion), que poderá vir a chamar-se ID.7.

Deixe um comentário

*