Subaru revela novo WRX

Subaru WRX

Feita com base numa nova plataforma, a berlina desportiva traz um novo motor boxer e mantem a caixa manual.

A Subaru estreou a quinta geração do WRX. Além de um visual totalmente novo por dentro e por fora, a berlina desportiva, que será lançada no início do próximo ano (não na Europa), traz uma nova plataforma e um novo motor. O WRX evoluiu de um motor de quatro cilindros boxer turbo 2.0 para um 2.4, que inclui uma nova válvula wastegate controlada eletronicamente para ajudar a melhorar a resposta do acelerador. O novo motor debita 275 cv e 349 Nm entre as 2000 e as 5200 rpm – mais 3 cv e o mesmo binário que o antecessor. Este bloco pode ser associado a uma caixa manual de seis velocidades ou a uma CVT Subaru Performance Transmission (que possui um modo que simula oito relações de caixa através de patilhas no volante, prometendo passagens 30% mais rápidas e reduções 50% mais lestas), para gerir a distribuição de potência pelas quatro rodas. A plataforma Subaru Global Platform foi alvo de várias melhorias: o novo chassis tem mais 28% de rigidez torsional e há um aumento de 75% na rigidez do ponto de montagem da suspensão – o que ajuda a manter o carro com um baixo centro de gravidade. A Subaru colocou ainda uma barra estabilizadora traseira em vez de um subchassis.

Visualmente, há novos faróis em LED, uma grelha de formato hexagonal maior (similar à do novo Levorg), uma entrada de ar no capot, farolins com uma nova assinatura, mas também para-lamas em alumínio para reduzir no peso. A versão com caixa automática possui amortecimento controlado eletronicamente com três níveis de regulação (Comfort, Normal e Sport). Os bancos Recaro, exclusivos para a versão GT, possuem oito níveis de regulação e são revestidos em Ultrasuede preta com pespontos vermelhos. Esta versão da berlina traz ainda umas jantes exclusivas de 18 polegadas em cinzento mate e pneus desportivos 245/40 R18. Acrescenta ainda cruise control adaptativo e correção automática da direção. Todas as versões dispõem de um sistema Active Torque Vectoring.

Por dentro, realce para o ecrã central de 11,6 polegadas cujo sistema é compatível com Android Auto, Apple Carplay e Bluetooth de série. Entre as opções, há um sistema de som Harman Kardon com 11 altifalantes. O WRX dispõe ainda do pack de segurança EyeSight Driver Assist Technology.

Deixe um comentário

*