Goodyear faz pneus esféricos para protótipo da Citroën

Citroën Urban Collectif

Urban Collectif Concept movimenta-se autonomamente em ângulos de 360 graus, como um rato de computador.

A Goodyear desenvolveu uns novos pneus de formato esférico chamados Eagle 360. Os novos pneus incorporam pequenos motores elétricos que lhe permitem uma total liberdade para de movimentar num ângulo de 360 graus, como se de um rato de computador se tratasse. Estes pneus Eagle 360, que ainda não estão prontos para produção, foram desenvolvidos em exclusivo para o protótipo Urban Collectif da Citroën.

Este concept é na prática um chassis elétrico tipo skate com as baterias colocadas numa posição totalmente plana na qual podem ser encaixados vários tipos de carroçaria. A título de exemplo foram exibidas três soluções (criadas em colaboração com a Accor e a JCDecaux): uma espécie de cápsula capaz de transportar até cinco pessoas (preparada, inclusivamente, para acolher uma cadeira de rodas); um estúdio de fitness móvel (com remo e bicicleta); e uma espécie de lounge sobre rodas. Por razões de segurança, o protótipo autónomo só circula a uma velocidade máxima de 25 km/h. Esta plataforma inteligente permitirá que o veículo opere de forma praticamente contínua carregando as suas baterias automaticamente sempre que for necessário. Segundo estimativas da marca, este tipo de viatura poderá circular durante 20 horas e parar apenas quatro para carregar. A Citroën diz que esta base skate com 2,60 metros de comprimento, 1,60 de largura e 51 cm de altura, liga-se a cada um destes “pods” em menos de 10 segundos.

A Stellantis está neste momento a desenvolver tecnologia de condução autónoma com a Waymo, uma subsidiária da Google. A Citroën não quer para já comprometer-se com uma data a inclusão desta tecnologia em modelos de produção, dizendo apenas que será “depois de 2025”. O sistema autónomo apresentado é composto por quatro scanners de laser posicionados debaixo dos logos da marca. O logótipo do duplo Chevron tem a função de indicar qual a direção que o carro está prestes a arrancar (com a luz vermelha o carro vai em marcha-atrás e com a luz branca o carro vai em frente).

Deixe um comentário

*