Mercedes EQE SUV chega em 2023

Mercedes-Benz EQE foto espia

Concorrente do Tesla Model X partilhará a sua plataforma com o elétrico topo de gama EQS.

O ano de 2021 tem sido movimentado no que diz respeito ao crescimento da família de modelos elétrico EQ da Mercedes. Mas a marca de Estugarda não mostra sinais de abrandamento tendo já dado início aos testes do EQE SUV que prevê apresentar possivelmente já nos primeiros meses do próximo ano, com lançamento agendado para 2023. Em causa está um SUV elétrico alinhado com o GLE. Este novo EQE SUV, para já conhecido pelo nome de código X294, posicionar-se-á abaixo do EQS SUV, modelo com o qual partilhará a plataforma modular EVA II.

Em termos de motorizações, o EQE SUV deverá alinhar-se com a tecnologia da berlina EQE (revelada no mês passado no Salão de Munique, na Alemanha), oferecendo versões de tração traseira e integral (com dois motores elétricos, um por eixo). No topo da gama deverá figurar uma versão AMG que poderá chegar aos 500 kW/680 cv. A versão base terá, no entanto, 218 kW/296 cv e 530 Nm com a bateria de 90 kWh de capacidade a proporcionar um alcance a variar entre 545 e 660 km. Esta bateria poderá recarregar até 170 kW – o que permitirá encher até 80% da carga em meia hora. Visualmente, o EQE SUV assume-se mais como um crossover do que um SUV de formato clássico, uma vez que possui uma traseira de formato coupé. Além disso, possui vãos mais curtos e uma frente mais baixa comparativamente com o EQS SUV. Nas imagens este concorrente do Tesla Model X surge já os farolins traseiros no seu formato definitivo. Além do mais, o protótipo de testes surge equipado com umas jantes aerodinâmicas similares às do EQS SUV. Tal como sucede com o EQE sedan, o SUV traz puxadores escamoteáveis e com espelhos nas portas, de modo a reduzir o efeito de arrasto. Segundo Ola Källenius, o CEO da Daimler, o formato SUV é perfeito para configurações elétricas, uma vez que as baterias posicionadas no piso ajudam por si só a ter um habitáculo numa posição mais elevada.

Apesar de ter sido “apanhado” agora na Alemanha ainda camuflado, o EQE SUV será construído na fábrica da Mercedes-Benz em Tuscaloosa, nos EUA – onde já são feitos o EQS SUV, mas também o GLE, GLE Coupé e GLS.

Deixe um comentário

*