Subaru Impreza de McRae, Burns e Vatanen vai a leilão

Subaru Impreza Prodrive de 1993

Foi o primeiro Impreza da Prodrive a amealhar pontos no WRC em 1993. Correu o Rali de Portugal em 1994.

Um Subaru Impreza Prodrive conduzido por Colin McRae, Richard Burns e Ari Vatanen vai ser leiloado. Trata-se do primeiro Subaru Impreza WRX STi a conseguir conquistar pontos no Campeonato do Mundo de Ralis, mais concretamente no Rali dos 1000 Lagos da Finlândia de 1993, com Vatanen ao volante a terminar a prova na segunda posição na estreia do carro – atrás de Juha Kankkunen (Toyota).

O carro surge pintado num caraterístico esquema de cores azul Midnight e amarelo, do patrocinador 555. Este Impreza registado com a matrícula L 555 BAT foi depois inscrito no WRC em 1994, tendo participado em três provas. A primeira corrida dessa época deste chassis 93-004 foi o Rali de Portugal com McRae a ser obrigado a abandonar devido a um incêndio na direção. Na prova nacional, o seu colega de equipa Carlos Sainz ficou em quarto. A segunda corrida da época foi o Rali da Indonésia com Burns ao volante, que também foi forçado a deixar a prova devido a uma falha mecânica. Com outro Subaru, Peter “Possum” Bourne ficou em segundo lugar. A última corrida deste carro foi o Rali da Nova Zelândia com Burns a abandonar novamente. Contudo, McRae venceu a prova com um carro idêntico. Aliás, o Impreza WRC conquistou três títulos mundiais entre 1995 e 97.

Este não seria, contudo, o fim da carreira deste carro, pois “Possum” Bourne comprou o carro e disputou com ele o Campeonato de Ralis da Austrália, tendo com ele alcançado três títulos consecutivos de 1996 a 98. Após a morte de Bourne em 2003, o carro ficou parado mais de uma década até ter sido restaurado entre 2017 e 2018. O processo procurou manter o carro o mais próximo do 93-004 original, sendo que a carroçaria de 1993 ainda está intacta. Este Impreza cheio de história vai ser leiloado pela Artcurial no próximo dia 24 de outubro. A leiloeira estima que pode ser arrematado entre 450 e 650 mil euros.

Deixe um comentário

*